Editora divulga resultado de avaliadores externos “ad hoc”
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) e da Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), torna público o resultado da chamada para avaliadores externos “ad hoc” da EDUFT, em conformidade com o Regimento da Editora. Confira o resultado aqui.
Segundo o Presidente do Conselho Editorial da EdUFT, professor Gilson Porto Jr, a alta adesão ao edital para avaliadores foi positiva. “A EdUFT vem se reorganizando desde 2019 para melhorar e dinamizar os seus fluxos editoriais. Entendemos que o alto retorno à chamada, com 200 novos avaliadores voluntários, seja o reflexo da compreensão do importante serviço público que o avaliador ad hoc presta à sociedade e a divulgação científica”, ressaltou.
Ainda segundo o presidente, os avaliadores ad hoc são a "peça central" do processo de avaliação por pares (peer review), isto é, eles avaliam todos os trabalhos - livros, coletâneas, produtos de extensão, manuais e cartilhas, em português e outros idiomas, que a EdUFT publica e publicará nos próximos anos. “Dessa forma, a proposta da direção executiva da EdUFT é fornecer capacitação técnica para melhorar o trabalho voluntário do avaliador externo”, destacou Porto Jr.
Cadastro
Os avaliadores externos “ad hoc” selecionados terão uma vigência de dois anos de voluntariado, devendo realizar a inscrição no Portal da Editora, indicando a categoria no cadastro de “avaliador”.
Redes Sociais