Progedep abre inscrições para o Curso "Libras Básico"
Estão abertas as inscrições para o curso Libras Básico, na modalidade EaD, com a instrutora Heloísa Silva Cunha. Os interessados devem efetuar o preenchimento do Formulário até às 23h59, do dia 20 de setembro de 2020. Serão ofertadas 30 vagas destinadas a todos os servidores da UFT. O curso está inserido nas linhas temáticas do Programa de Formação Docente Continuada (Profor).
O curso tem carga horária de 60 horas e será ministrado em dois encontros semanais, durante 3 horas cada. As aulas serão ao vivo, nas segundas-feiras e sextas-feiras, das 14h às 17h, no período de 21 de setembro a 07 de dezembro de 2020.
O curso está sendo lançado pela Pró-Reitoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas/CForma, em parceria com a Gestão de Pessoas dos Câmpus da UFT.
Libras Básico
Esse curso enfatiza a inclusão social da pessoa surda (entende-se por pessoa surda aquela que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como principal meio de comunicação). Esta língua já é reconhecida pela lei 10.436/2002 e regulada pelo decreto 5.626/2005. Essa lei veio não só favorecer a inclusão social dos surdos, como também contribuir para a garantia de seus direitos como cidadão brasileiro.
A Língua de Sinais não é simplesmente mímica ou gestos soltos utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação, é uma língua com estruturas gramatical própria e níveis linguísticos como o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais na língua de sinais.
Para conhecer o projeto do curso, basta clicar neste link.
Redes Sociais