Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional completa seis anos e lança coletânea
Em comemoração aos seis anos do projeto de extensão Roteiro Geo-turístico, será apresentada durante a 39º Semana da Cultura de Porto Nacional, uma coletânea de textos exclusivos ao recorte geográfico do Centro Histórico da cidade. O evento será online, no dia 10 de julho, às 14h, pelo link https://cultura.portonacional.to.gov.br/ e também pela página no Facebook do projeto.
O projeto promove visitas à Igreja, museu, ruas e edificações que fazem parte do trajeto do Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional e é coordenado pelo Laboratório de Geografia do Turismo (LABGEOTUR) e pelo Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades) do Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Rosane Balsan, a coletânea de textos é um ótimo meio de se divulgar ideias e pesquisas das diversas pessoas, entre pesquisadores e ativistas culturais, que contribuíram para essas ações. “São seis anos de atividades ininterruptas, mesmo em isolamento provocado pela pandemia do coronavírus, o projeto continua ativo de forma remota e busca dialogar sobre o Centro Histórico de Porto Nacional através das redes sociais”, ressaltou Balsan.
Para Pablo Amaury, bolsista do projeto, o Roteiro Geo-turístico auxilia no desenvolvimento da educação patrimonial da comunidade portuense. “O tombamento da poligonal foi importantíssimo para a preservação e conservação da história e da cultura da cidade”, destacou o bolsista.
Transmissões online
Neste cenário de pandemia e isolamento social devido à Covid-19, a equipe do projeto Roteiro Geo-turístico promove um ciclo de transmissões online realizadas pela página do Facebook do projeto e que estão disponíveis no canal do YouTube.
As transmissões online foram construídas e elaboradas pelos estudantes (graduação e pós-graduandos), técnicos, professores e colaboradores da comunidade por meio do compartilhamento de pesquisas e opiniões em diversas temáticas, como por exemplo: o tombamento de Porto Nacional, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, Rio Tocantins, COMSAUDE e demais assuntos.
Parcerias
O projeto construiu uma rede interinstitucional e conta com o apoio do Grupo de Estudo e Pesquisa do Patrimônio Histórico e Artístico (Geppha – ITPAC) e da Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE), assim como de órgãos públicos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura Municipal de Porto Nacional.
Redes Sociais