Grupo virtual de estudos e pesquisas debate condições de trabalho no turismo
Como forma de discutir temas sobre as condições de trabalho no turismo, foi criado o grupo virtual de estudos e pesquisas "Labor-movens", coordenado pela professora Angela Teberga de Paula e cadastrado como curso de extensão da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias, e é aberto ao público externo.
"Nosso objetivo geral é estudar a força de trabalho no turismo e analisar as manifestações de precariedade do trabalho no setor. Buscamos, com nossos estudos e pesquisas, conseguir nos apropriar das teorias críticas da sociologia do trabalho, mas nunca perdendo de vista as idiossincrasias do mundo concreto da classe trabalhadora do turismo", explica Angela.
O grupo Labor Movens promove aulas virtuais síncronas todas as quartas-feiras, às 17h, no canal do Youtube (https://bit.ly/labor_movens), com palestrantes de excelência acadêmica e experts no assunto da aula. Também é realizado entrevistas informais com trabalhadores/as do turismo, ao vivo, todos os sábados, às 16h, na página do Instagram (www.instagram.com/labor.movens). O grupo também divulga suas atividades pelo Facebook (www.facebook.com/grupolabormovens) compartilhando notícias, indicação de filmes e livros sobre o mundo do trabalho e, em especial, do mundo do trabalho do turismo. É possível também, a qualquer tempo, participar do grupo de estudos como ouvinte, através da plataforma Google Class Room, onde compartilham os textos que discutidos nas aulas virtuais.
E aí, se interessou pela temática?! Venha ser também um/a "laborzete" com a gente!
Observação: Labor Movens, em latim, significa "trabalho em movimento". A ideia é justamente mostrar como se dá a natureza do trabalho no turismo, nas mais diversas acepções do termo "movimento": trabalho em movimentação, trabalho agitado, trabalho dinâmico, trabalho em metamorfose.
Redes Sociais