Inclusão digital discente é debatida no 9º Encontro do Fórum Permanente de Assistência Estudantil
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), promoveu no último dia 22 de maio, o 9º Encontro do Fórum Permanente de Assistência Estudantil, por meio de webconferência, com participação de delegados estudantis dos sete câmpus e demais estudantes da UFT.
Um dos principais pontos de debate durante o Fórum foi necessidade de atender estudantes da Universidade em vulnerabilidade socioeconômica e sem dispositivos computacionais (computador, tablet, smartphone) e sem acesso à internet.
Segundo o coordenador do Fórum e pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Kherlley Barbosa, a inclusão digital foi um dos principais pontos debatidos nesse evento, uma vez que segundo os dados da V Pesquisa do Perfil Discente Andifes/Fonaprace, cerca de 24% dos estudantes não têm internet em casa, 32% têm pouco ou nenhum domínio em relação ao uso do computador e 30% não têm computador em casa.
“A UFT está mantendo integralmente sua Política de Assistência Estudantil por meio do pagamento dos auxílios financeiros, incluindo o Auxílio Alimentação Emergencial, que foi criado para atender os estudantes dos câmpus que tiveram o RU fechado. Mas é necessária a participação da comunidade estudantil no debate sobre a questão da inclusão digital dos estudantes”, ressaltou o pró-reitor e coordenador do Fórum.
Fórum
A realização do Fórum permite à Proest conhecer a visão dos alunos da UFT e suas necessidades, incorporando sugestões para o desenvolvimento dos programas. Na pauta desse encontro foram debatidas a continuidade no pagamento dos auxílios durante o período de suspensão do calendário acadêmico em virtude da pandemia da Covid-19, o atendimento aos discentes nos câmpus, sobretudo nos programas e ações voltados para saúde mental, a participação dos estudantes na elaboração do PDI (2021-2025), a situação atual dos estudantes que residem em Casa do Estudante, além do orçamento do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para 2020 e o fornecimento de marmitas no Restaurante Universitário de Araguaína, bem como o processo de licitação para os restaurantes dos câmpus de Gurupi, Palmas e Porto Nacional.
Redes Sociais