Reunião dá início ao trabalho para confecção do Relatório de Gestão de 2019
A Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento promoveu na manhã desta terça-feira (10), no auditório do Bloco IV (Reitoria), uma reunião com todos os representantes de setores da gestão da UFT. A reunião teve por objetivo orientar sobre os procedimentos a serem tomados na elaboração do Relatório de Gestão do exercício de 2019 e destacar a importância do novo modelo de prestação de contas solicitado pelo Tribunal de Contas da União.
Na ocasião foram mostradas as características do novo modelo, que passa a ser um documento sucinto e integrado com toda a gestão, voltado na demonstração de alcance dos resultados, com a sociedade como destinatário principal e com conteúdo alinhado à Estrutura Internacional de Relatório Integrado (IIRC).
As diretrizes que norteiam a elaboração do relatório de gestão neste novo formato são: Abordagem estratégica; Conectividade da informação; Relações com partes interessadas; Materialidade; Concisão; Confiabilidade e completude; Coerência e comparabilidade; Clareza: linguagem simples, e imagens visuais eficazes.
Novamente este ano o relatório terá seu layout de revista eletrônica. Além da mensagem do dirigente máximo, o TCU solicita um relatório a respeito da construção do documento, um Relato Integrado alinhado de todas as unidades gestoras à estratégia da UFT. As temáticas dos capítulos estão relacionadas com a visão geral e organizacional e ambiente externo, governança, estratégia e alocação de recursos, riscos, oportunidades e perspectivas, resultados e desempenho da gestão, áreas especiais da gestão, informações orçamentárias, financeiras e contábeis e tratamento de determinações e recomendações do TCU.
Durante a reunião, encabeçada pela diretora de Avaliação e Planejamento, Michele Duarte, com apoio da economista Jordana Melo e da administradora Joienita Carvalho, foram repassadas instruções gerais para o plano de trabalho visando a construção do relatório, além de serem discutidos tópicos relacionados com a portaria interna da UFT que rege a referida confecção do documento e também sobre a responsabilidade dos gestores e técnicos no processo de prestação de contas.
Participaram da reunião representantes das pró-reitorias (de Graduação; de Pesquisa e Pós-Graduação; de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários; de Assuntos Estudantis; de Avaliação e Planejamento; de Administração e Finanças; e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), além da Superintendência de Comunicação, de Tecnologia de Informação e Rádio UFT; estes e outros representantes que não puderam comparecer ao encontro integram a Comissão de Elaboração do Relatório de Gestão (Coerg), da UFT, para o Processo de Prestação de Contas do exercício de 2019.
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