Realizada apresentação da peça “Auto da Compadecida” na UFT
Foi apresentada no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), Câmpus de Palmas, nos dia 22 e 23 de novembro, a peça “Auto da Compadecida”, uma montagem inédita da Cia de Teatro Fernanda Montenegro, sob a direção de Cícero Belém.
A atuação contou com 14 atores, e mostrou ao público uma adaptação que privilegia a mesma narrativa da obra original, porém, com leves toques da região tocantinense, como algumas expressões locais e o uso do capim dourado no figurino. Com um Chicó e um João Grilo bem divertidos e outros personagens um “Diabo” bem alegre e uma Severina Xique Xique de Aracaju no papel de um cangaceira deixou a peça com muita originalidade sem fugir do contexto da obra prima de Ariano Suassuna.
A peça é resultado da oficina de formação de atores e plateias, desenvolvido na Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), sob a coordenação e direção do ator e professor de teatro Cícero Belém. Esta foi a primeira apresentação cultural de uma parceria firmada entre a Universidade Federal do Tocantins com a Fundação Cultural de Palmas, no próximo ano a intenção é que se traga mais espetáculos para o CUICA e também expandir estas produções para outros Campus.
A apresentação possibilitou a arrecadação de cerca de 200 kg de alimentos que serão doados para projetos sociais. A peça também será exibida no setor Morada do Sol, em Taquaralto.
Redes Sociais