Projeto Vozes certifica assessores populares e elabora Carta Taquari Agenda 2030
Iniciativa de alunos de mestrado em desenvolvimento regional faz parte de projeto de extensão voltado para a construção da Agenda 2030, da ONU, no contexto de Palmas
Depois de cinco encontros estruturados em rodas de conversa de formação, promovidos por acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR-UFT), por meio do Projeto Vozes: Território Integrado à Agenda 2030, 51 moradores do bairro Taquari, região Sul de Palmas, receberam a certificação de assessores populares em ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O evento foi realizado no último dia 21 de novembro, na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, e culminou, também, com a elaboração da Carta Taquari Agenda 2030.
O documento criado pelos participantes elenca as principais demandas da comunidade e, por decisão dos presentes, será entregue às autoridades públicas do Município de Palmas e do Estado, por uma comissão deliberada no evento, visando a sua incorporação nas políticas públicas.
Alunos da Escola Maria dos Reis, professores, pessoas da comunidade e os participantes das rodas de conversa/ assessores populares, bem como crianças que integraram as rodas de conversa infantis, e o Cedeca Glória de Ivone participaram do evento, que também contou com a presença do professor doutor João Bazzoli, coordenador do projeto de extensão Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030, da ONU, no qual o Projeto Vozes está inserido.
Projeto Vozes
O Projeto Vozes teve o objetivo elaborar e pactuar a agenda 2030 Taquari. A partir das discussões sobre a cidade sustentável que a comunidade queria, foi elaborada uma mandala simbólica com as proposições para a agenda.
Com base nessas informações, o Fórum popular, uma ação prevista no contexto do Projeto Vozes, construiu a Carta Taquari Agenda 2030.
Na ocasião, também ficou definido que a mandala construída ficará afixada na Escola Maria dos Reis até 2030, tendo em vista o monitoramento e o controle social da execução das propostas elencadas no bairro. Também foram feitas propostas que deverão ser incluídas no Projeto Político Pedagógico da instituição, com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino alinhada com as demandas da comunidade escolar.
O projeto Vozes foi desenvolvido pelos mestrandos Júlia Komka, Simone Brito, Thiago Franco e Viviane Araújo.
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