UFT recebe o XVIII encontro das regionais norte e nordeste do Fonaprace
O Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) realiza seu XVIII encontro das regionais norte e nordeste, nesta quinta (17) e sexta-feira (18). Desta vez, a Universidade Federal do Tocantins sediará o evento. Pelo menos 14 universidades estarão representadas, as demais vão participar por meio de videoconferência.
Criado em outubro de 1987, o Fonaprace congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil, visando formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional.
A intenção é defender a educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém. O Fonaprace regional busca o fortalecimento dessas políticas com articulações pontuais, considerando-se as especificidades de cada região e antecede o encontro nacional, que será realizado no fim do ano.
Programação
No dia 17 de outubro, a partir das 8h, será o credenciamento; a abertura oficial está prevista para as 9h, seguida de palestra com tema sobre “as políticas de acesso e permanência estudantil, em face às mudanças na conjuntura nacional”, proferida pelo professor César Augusto da Ros, coordenador geral do Fonaprace.
Às 10h30 tem uma mesa-redonda que abordará as experiências exitosas de assistência estudantil. Já ás 14h, o tema a ser discutido será governança e gestão de risco do PNAES, seguido de outra mesa-redonda, às 15h30, para tratar os indicadores de avaliação e metas do PNAES.
Na sexta-feira, dia 18 de outubro, às 8h30, os participantes vão realizar a reunião dos grupos de trabalho e dos pró-reitores e, às 10h30, vão para a plenária final, encerrando o encontro.
Saiba maisO Fornaprace tem por objetivos:
|
Redes Sociais