Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Iniciadas as atividades do curso Gestor de Turismo das Serras Gerais
Início do conteúdo da página
Arraias

Iniciadas as atividades do curso Gestor de Turismo das Serras Gerais

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 10h31 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 11h49

Começaram, nesta semana, as atividades do curso Gestor de Turismo das Serras Gerais. A iniciativa é fruto das ações do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Arraias. O projeto tem o objetivo de desenvolver habilidades para facilitar o gerenciamento e acompanhamento das ações estratégicas de desenvolvimento do turismo nos municípios que compõem a região turística das Serras Gerais.

A ação é coordenada pelos professores Ana Cláudia Sampaio,  Valdirene de Jesus e  Roosevelt de Castro. A principal premissa metodológica é integrar o processo de aprendizagem às realidades vividas pelos profissionais na condução de atividades nos trabalhos realizados.

De acordo com a Coordenação do projeto, “como resultado, espera-se mobilizar os municípios para o processo de recadastramento do mapa turístico, fortalecimento dos conselhos e dos municípios que compõem as Serras Gerais, enquanto região turística”.

A proposta do curso é composta por três momentos:

  • Mobilização nos municípios acerca da necessidade de envolvimento dos atores locais no processo de desenvolvimento do turismo e contextualização quanto às novas exigências da política nacional de Turismo, no que se refere ao Programa de Regionalização do Turismo e o respectivo Mapa de Municípios Turísticos;
  • Curso de Formação: nessa etapa os conteúdos programáticos serão trabalhados e vivenciados em cinco módulos, com carga horária de 90h;
  • Seminário e sistematização das ações e avaliação do projeto.

O formato semipresencial é dividido em Familiarização ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com design gráfico do professor Wesley Nunes, do Câmpus de Gurupi; e mais seis módulos com duração de um ano, perfazendo um total de 120 horas. Nesse modelo, os estudantes serão auxiliados por tutores e professores do curso de Turismo, do Câmpus de Arraias.

O projeto é financiado pela Proex, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Sebrae Sudeste e apoio das prefeituras municipais dos municípios de Almas, Aurora, Arraias, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama, Taguatinga e Rio da Conceição.

Confira abaixo algumas fotos dos encontros iniciais, distribuídos em quatro polos nos municípios: Aurora, Dianópolis, Natividade e Arraias. A intenção é que ocorra, no mínimo, um encontro a cada etapa para os 105 candidatos já matriculados.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página