Gestores se reúnem para debater sobre a otimização do fluxo de pacientes do HRA para o HDT-UFT
Na manhã da última sexta-feira (30), a governança do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), recebeu membros da Diretoria do Hospital Regional de Araguaína (HRA) para tratar sobre a otimização do fluxo referente à ocupação dos leitos para pacientes do HRA no HDT-UFT. A unidade de saúde faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas para o município de Araguaína e região.
Na contratualização, documento assinado em junho que insere o HDT-UFT à Rede de Atenção à Saúde foram pactuados cinco leitos de suporte para o HRA, porém conforme explica o superintendente José Pereira Guimarães Neto, o hospital poderá ofertar mais vagas, de acordo com a disponibilidade. “Nossa intenção é ajudar nessa rotatividade desses pacientes que estão sem leitos no regional, mas de forma que os profissionais tenham resolutividade para esse tipo de atendimento. A reunião foi extremamente oportuna para aperfeiçoar o protocolo de encaminhamentos”, disse.
O diretor técnico do HRA, Sérgio Nogueira, também avaliou a reunião como muito produtiva e reforçou a importância desse encontro. “Envolve a pactuação e cooperação entre os dois serviços públicos para melhor atendimento à população da região, estabelecendo acordos e metas para o mesmo objetivo”, ressaltou.
Já o Gerente de Atenção à Saúde do HDT-UFT, Hilário Fábio Araújo, destacou a importância do fortalecimento entre as duas instituições, e esclareceu sobre a pactuação da reunião. “Nós vamos otimizar o fluxo, por meio de uma melhor definição do perfil e do quadro clínico dos pacientes que serão encaminhados para o HDT-UFT de forma que esteja dentro da nossa capacidade operacional “, explicou.
O chefe da divisão médica do HDT-UFT, Maurício Teixeira, enfatizou a importância desta aproximação entre as diretorias técnicas e deste alinhamento do atendimento, a fim de agilizar a resolução do problema do paciente, e se colocou à disposição no que for preciso dentro de suas competências,
Na ocasião, foi discutido ainda o interesse por parte do HRA de algumas especialidades que hoje o HDT-UFT dispõe que possam ser futuramente aditivadas na contratualização como nas especialidades de neurologia clínica, nefrologia e urologia. O encaminhamento dado foi de que a equipe levará a demanda para Secretaria de Estado da Saúde para estudar a viabilidade desta nova pactuação no contrato.
Participaram também do HRA, o diretor geral Vânio Rodrigues Souza; o diretor clínico, Claudivam de Abreu; a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação, Cora Coralina Soares de Carvalho; e a diretora de Integração Multiprofissional, Fabiana Lima; e do HDT-UFT, o gerente de Ensino e Pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior; e a chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Milene Damous.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais