UFT e Prefeitura de Araguaína realizam parceria em projeto piloto de arborização da cidade
Parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Prefeitura de Araguaína realiza estudo de arborização da cidade. Projeto piloto será base para o Plano Municipal de Arborização. O projeto é coordenado pela professora Roberta Silva e conta com a participação de estudantes do curso de Biologia.
O piloto, que é uma fase de testes, começou no mês de fevereiro e deve finalizar as coletas de dados no mês de junho, resultando em um diagnóstico de amostragem que abrangerá 20% da cidade. Foram escolhidas áreas menores e será feito o diagnóstico para essas áreas. Depois da análise dos dados, será realizado outro estudo, que contemplará amostras de toda a cidade.
“A arborização traz muitos benefícios para a população. Além da ornamentação, árvores em áreas urbanas podem proporcionar conforto térmico”, explica Roberta. “Mas não basta plantar árvores, é preciso escolher espécies adequadas que, ao serem plantadas, não causem transtornos à população. Um plano de arborização pode orientar a população sobre o que é mais adequado para o plantio, a depender dos espaços disponíveis”, finaliza.
O diagnóstico é um estudo que antecede a elaboração do plano de arborização, apontando aspectos da situação atual como, por exemplo, quais são as espécies que compõem a arborização, seu estado fitossanitário ou se estão plantadas nos locais adequados.
Redes Sociais