Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Parceria ampliará rede de internet em instituições de ensino e pesquisa no Tocantins
Início do conteúdo da página
STI

Parceria ampliará rede de internet em instituições de ensino e pesquisa no Tocantins

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Quinta, 30 de Mai de 2019, 09h16 | Última atualização em Quinta, 30 de Mai de 2019, 09h16

A parceria firmada entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Taesa) levará internet de alta velocidade às instituições de ensino e pesquisa em Palmas (TO), Salvador (BA) e Brasília (DF), utilizando um par de fibras ótica da TAESA. O acordo, que tem duração de 20 anos, prevê uma velocidade inicial de 100 Gb/s para os Pontos de Presença (PoPs) da RNP presentes nessas regiões. Além disso, algumas cidades do interior serão beneficiadas.

Os PoPs estão presentes nas 27 unidades da Federação e se trata de uma infraestrutura de rede óptica à qual 1.522 unidades e câmpus, nas capitais e no interior, estão conectados e por onde trocam grande volume de dados e informações em âmbito global. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) hospeda um desses Pontos, que alimenta os câmpus e unidades de todo o estado.

“Para a universidade, isso representa uma melhoria no uso da internet acadêmica que, na prática, significa que os usuários terão menos interrupções”, disse o Superintendente de TI da UFT, Juliano Rios. “Em alguns pontos, a RNP já fez essa parceria e a ideia é realizar essa melhoria na rede inteira, mas isso é gradativo”, continuou Rios.

Pelo acordo, a cooperação se dará pelo uso de um par de fibra óptica da TAESA pela RNP. Serão beneficiados também os municípios de Samambaia (DF); Serra da Mesa (GO); Gurupi, Miracema e Lajeado (TO); Rio das Éguas, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Ibicoara e Sapeaçu (BA).

registrado em:
marcador(es): Palmas,DTI,Home
Fim do conteúdo da página