Pesquisa da UFT analisa as influências da política na mídia e em ações de movimentos sociais
Com o título “O Movimento Nacional de Luta pela Moradia em Palmas: a imagem dos sem-tetos e de sua causa no Jornal do Tocantins”, a pesquisa do mestre Alecsandre Alves Oliveira (foto), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) analisou como o Movimento Nacional de Luta pela Moradia no Tocantins e a falta de moradia popular como problema social foram abordados pela mídia no período de sua maior mobilização.
A pesquisa também buscou compreender os contextos políticos e sociais que definem as ações do movimento, entender as principais estratégias de organização e mobilização e compreender como contribuíram para tornar público o problema da segregação socioespacial, que afetou especialmente os sem-teto, em Palmas, Tocantins.
“Em sua maioria, os trabalhadores vieram para a nova capital em busca do sonho de uma vida melhor. É necessário entender o contexto de determinados grupos e as responsabilidades do Governo e da própria mídia”, destacou Oliveira.
A pesquisa utilizou do método científico da análise de conteúdo e do enquadramento noticioso, com um corpus composto por 73 matérias sobre o movimento, que, por fim mostraram que o cenário político cooperou para significativa alteração tanto no discurso da mídia quanto nas estratégias do movimento.
Redes Sociais