Dispositivo eletrônico para monitoramento do consumo de água será apresentado no estande da UFT
Uma das exposições que o visitante poderá encontrar no estande da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na Agrotins, é a apresentação de um dispositivo eletrônico nomeado como “Simcap” que serve para monitorar e solucionar problemas de desperdício de água. O sistema é um protótipo desenvolvido pela Liga Acadêmica de Automação por Microcontroladores (Liaam) do curso de Engenharia Elétrica da UFT.
Conforme o acadêmico e presidente da Liaam, Daniel Santos Silva, o Simcap consiste em um sistema automatizado de monitoramento remoto em tempo real do consumo de água, e de um controlador de nível para reservatórios, como as caixas d’água. “O sistema irá armazenar essas informações em um banco de dados, possibilitando uma análise a médio e em longo prazo desse consumo, assim, permitirá uma detecção fácil e rápida das diversas anomalias que podem ocorrer na rede hidráulica, como exemplos, os vazamentos, ao serem detectados com a observação dos dados gerados pelo sistema, poderão ser corrigidos rapidamente, gerando uma grande economia”, explica.
“Para a Agrotins apresentaremos uma maquete, demostrando parcialmente o funcionamento do nosso sistema. Nessa maquete representaremos uma casa e o nosso sistema irá monitorar o reservatório de água dela, capturando a quantidade de água que chega nesse reservatório e controlando o nível do mesmo, não permitindo que ele transborde”, concluiu Silva.
Redes Sociais