Acidente de trabalho é tema de palestra para profissionais e estudantes do HDT-UFT
Em alusão ao “Abril Verde”, movimento nacional em memória das vítimas de acidentes do trabalho, profissionais da área médica, assistencial, administrativa, e estudantes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) participaram de palestra ministrada pelo médico do trabalho Ademar Vieira Filho nesta quarta-feira (17). A Unidade de Saúde fica localizada no município de Araguaína (TO) e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O médico explicou que o movimento tem o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador. Entre as formas de prevenção ele destacou os fatores humanos. “Profissionais desgastados, cansados e estressados estão mais propensos a causar ocorrências devido ao desgaste físico e mental. Ter boas relações interpessoais, trabalho em equipe harmonioso e o descanso pós jornada de trabalho, faz muita diferença”, recomendou.
A ação foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST), e faz parte do ciclo de palestras realizados mensalmente com temas diversos relacionados a prevenção da saúde, qualidade de vida e segurança no trabalho.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais