Palmas
Curso de Filosofia promove conferência sobre ressentimento e fundamentalismos
Nesta terça-feira (16), a coordenação do curso de Filosofia promove uma conferência acerca do tema ‘O ressentimento como chave teórica para a compreensão dos fundamentalismos’. O evento está previsto para ter início às 19h30, na sala 4 do Bloco D, no Câmpus de Palmas.
O debate conta com a participação do idealizador da conferência, professor João Paulo Simões, membro do colegiado de Filosofia. Além dele, dois convidados estarão presentes, o professor de licenciatura em Filosofia, Leon Farhi Neto e o professor de licenciatura em Teatro, Marsial Azevedo.
A iniciativa da conferência se deu a partir dos resultados da pesquisa desenvolvida no pós-doutorado do professor Simões, realizado durante o ano de 2018. Para o professor, dentro das humanidades, pode-se dizer que a Filosofia é a única que ainda não se dispõe de nenhum trabalho significativo de pesquisa sobre o fundamentalismo. “A minha pesquisa focou em tentar responder a seguinte questão: quais as contribuições que as ideias de Friedrich Nietzsche podem nos oferecer para uma melhor compreensão dos fundamentalismos? Este objetivo vem sendo buscado desde o meu doutorado, quando trabalhei a relação entre o conceito filosófico de niilismo e o fundamentalismo”, explica.
A conferência vai ocorrer como parte da programação da semana de recepção dos calouros de licenciatura em Filosofia. O evento é aberto ao público e todos os interessados podem participar.
Redes Sociais