Curso “O Tempo Presente na Interface Jornalismo-Literatura” abre inscrições na próxima terça (16)
O curso de extensão “O Tempo Presente na Interface Jornalismo-Literatura” abre suas inscrições a partir da próxima terça (16). No total, serão quatro os encontros: 23 e 30 de abril, 07 e 14 de maio. As atividades do projeto ocorrerão no Miniauditório 02 do bloco Caleidoscópio, das 14h às 16h.
O curso é aberto a toda a comunidade interna e externa à UFT, e serão disponibilizadas 40 vagas. As inscrições ocorrem de 16 a 22 de abril, por meio de formulário online.
Sobre a proposta
A ação abordará a literatura crítica na passagem do século XIX ao XX, em diálogo com três jornalistas/literatos geniais: Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio. “Três jornalistas, cada qual a seu estilo, que deram novidade, beleza e consistência à estética”, enfatiza Antonio Carlos Silva Ribeiro, professor do curso de Jornalismo e que coordena o projeto.
“Em Machado – o ‘Bruxo do Cosme Velho’ - as crônicas e folhetins em jornais, disputados nas bancas cariocas e eternizados em livros. Já Barreto é o jornalista que mais desconforto causou, à época, nos grandes jornais - dependentes das estruturas oligárquicas rurais e urbanas, de elites brancas e tradicionais. E, por fim, João do Rio, o cronista que vagou pelas madrugadas, ouvindo o sussurro noturno da cidade, frequentando bares e visitando presídios”, esclarece o professor.
Ao debater as transições Império-República e, desde então, a dinâmica do leitor diante dos tempos, sempre em mutação, o curso tem, entre suas propostas, verificar como as escritas jornalística e literária refletem uma narrativa no tempo presente.
Redes Sociais