LOA 2019 tem recursos de R$ 12,2 mi para Ambulatório do Hospital Universitário
aprovação do Orçamento do Governo Federal para 2019 na Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, no último dia 13 de dezembro, trouxe boas novidades para a comunidade acadêmica da UFT, especialmente os estudantes dos cursos da área de Saúde. A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 destina recursos da ordem de R$ 12.203.384,00 para a construção do prédio que abrigará o Ambulatório do Hospital Universitário (HU) da UFT, em Palmas.
AO prédio será a primeira etapa do complexo hospitalar que será construído em uma área da UFT próximo da Avenida Theotônio Segurado, no centro da capital. Para o reitor Luís Eduardo Bovolato, a obra revela a preocupação da UFT em cumprir sua função social e vai promover o aprimoramento da formação acadêmica dos discentes da área de Saúde. "A obra é um grande avanço para os cursos de Saúde e um passo importante da Universidade Federal do Tocantins, como instituição preocupada com sua contribuição social", disse o reitor.
O valor destinado para a obra é de bancada e foi indicado pela deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO), que enfatizou a importância da ampliação da contribuição da Universidade para a sociedade por meio da prestação de serviços gratuitos na área da Saúde. "Ao fazer isso, a instituição eleva também a qualificação dos alunos como profissionais e cidadãos. São pessoas que deixam a Universidade com mais preparo e segurança para exercerem suas profissões", pontuou a parlamentar.
Descrição da obra
De acordo com dados da Prefeitura Universitária, o projeto do Ambulatório do HU prevê - em uma área total de 2.001,81m² - a construção de 48 consultórios (sendo oito adaptados para Portadores de Necessidades Especiais), Posto de Enfermagem, Farmácia, Sala de Coleta, Sala de Sutura, Ambiente para o Serviço Social, Sala de Procedimentos e Sala de Aula.
Atualmente a UFT tem mais de 20 especialidades médicas, além de vagas em mestrados de Ciências da Saúde, Educação em Saúde, Biotecnologia, entre outros, e que atuam de forma direta ou indireta na formação de profissionais para esta área. O Ambulatório também servirá como campo de estágio e de pesquisa clínica, e será um espaço para atuação de múltiplas especialidades e necessidades acadêmicas dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Educação Física, Biologia e Serviço Social.
O Ambulatório - que é a primeira etapa do Hospital Universitário em Palmas - deverá ser erguido em uma área doada pelo Governo do Estado, num espaço de 54.254,00 m², na Quadra ACSUSO-20, Conjunto 2, no centro da Capital.
Redes Sociais