Pesquisa de pós-doutoramento quer expandir a linguagem da mímica no TO
Uma pesquisa artístico-educativa, que vem sendo realizada no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), deseja expandir a linguagem da mímica no Tocantins. O projeto, que trará para o Câmpus de Palmas, em 2019, uma série de atividades sobre a temática - entre seminários, oficinas, palestras e workshops -, integra o pós-doutoramento da pesquisadora Renata Ferreira, professora do Curso de Teatro da UFT. A programação detalhada encontra-se na fase de finalização, mas os interessados em informações preliminares sobre as atividades que serão desenvolvidas podem contatar a professora pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou verificar a aba Cursos do site renataferreiraatriz.com.br.
Entre as ações decorrentes da pesquisa, estão previstos, já para fevereiro de 2019, dois seminários interdisciplinares no Câmpus de Palmas. O primeiro deles explorará a pantomima, com encontros aos sábados pela manhã. O segundo será dedicado à mímica corporal dramática e ocorrerá às terças-feiras à noite. Ambos estarão abertos à participação não somente de alunos de Teatro, mas de outros cursos.
Ainda entre os desdobramentos da pesquisa que Renata vem desenvolvendo ao longo de seu pós-doutoramento, deverão ser ofertados na UFT, também no primeiro semestre de 2019, workshops, palestras e oficinas em torno da temática da linguagem da mímica. As ações serão organizadas pelo “Transver - Estudos de Fronteira entre Educação, Comunicação e Artes” – grupo de pesquisa da UFT coordenado pela professora.
Novas parcerias
A pesquisa* desenvolvida por Renata Ferreira na UFU tem, como uma de suas ações, uma Residência Artística na Cia da Mímica Total e Artes do Corpo (São Paulo-SP), onde funciona o estúdio do mímico Luis Louis - "um dos principiais expoentes da área no Brasil", frisa Renata. Entre as atividades da Residência, ocorre, entre os dias 13 e 14 de dezembro, uma Mostra Teatral composta por duas noites de espetáculos de mímica, em que Renata apresentará, junto a um grupo de outros oito atores-mímicos, contos brasileiros, numa proposta de encenação que potencializa elementos da mímica clássica, moderna e contemporânea, que incluem também a mímica vocal. "Será um espaço para se conhecer um pouco mais da linguagem da mímica, compreender que o texto do ator, da atriz é composto de suas ações físicas e vocais. A técnica corpórea constitui sua língua, uma linguagem-corpo, um pensar em movimento, em ação", ressalta a pesquisadora.
As apresentações são gratuitas e abertas a quaisquer interessados, e acontecem no Estúdio Luis Louis - Cia da Mímica Total e Artes do Corpo, bairro Consolação, São Paulo. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3129-8852 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para Renata, a atividade consolida parcerias artístico-educativas entre a UFT e a UFU, sendo que já estão previstos, para 2019, espetáculos e intercâmbios de palestras e oficinas entre os pesquisadores das duas instituições.
* Denominada "Mimagens: a mímica da criação na formação", vem sendo realizada junto à linha de pesquisa de Processos Criativos, da Pós-graduação em Teatro na UFU.
Sobre a pesquisadora
Renata Ferreira é professora e pesquisadora da UFT, vinculada ao Curso de Licenciatura em Teatro. Atriz formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), possui mestrado e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é pós-doutoranda no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em sua atuação acadêmica, busca a aproximação da mímica e do teatro físico com as práticas filosóficas e educativas.
Redes Sociais