Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inovações na área da construção civil serão expostas em feira tecnológica
Início do conteúdo da página
Unitec

Inovações na área da construção civil serão expostas em feira tecnológica

Por Bruna Santos | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 08h00 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 11h25

A Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), contará com exposições de diversos alunos das Universidades de Palmas em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Empresas do Estado do Tocantins (Fieto).

Entre as exposições em inúmeras áreas de atuação, a feira contará com as inovações na esfera da construção civil desenvolvidas pela professora Raquel Marchesan por meio de projeto de pesquisa e extensão. 

 Confira abaixo as imagens e descrições de cada produto: 

Painéis de Cimento-Madeira

Os painéis cimento-madeira e gesso-madeira são produzidos com vistas ao reaproveitamento de resíduos gerados na indústria de ,base florestal e agrícola e rejeitos de obras. Os painéis substituem a argamassa comum utilizada na construção civil, principalmente em revestimentos termoacústicos. 

 

 

 

Estufa Solar de Madeira 

A estufa de madeira é adequada para pequenas comunidades e micro empresas e oferece uma tecnologia com custo de construção e operação acessível para as comunidades, comparados com outras alternativas de secagem de madeira. A construção de um secador a base de energia solar é considerada uma operação fácil, barata e que não exige pessoal especializado, diminuindo significativamente o consumo de energia elétrica. 

 

 

 
 
Viés Acadêmico 

Para o aluno de mestrado do curso de Engenharia Florestal, Rodrigo Araújo Fortes, um dos participantes na construção da estufa, a experiência do projeto é desafiadora. "Esta sendo desafiador,mas estou adquirindo bastante conhecido na área. E estamos tentando adaptar ou até mesmo criar um método de secagem solar de madeiras serradas com as condições ambientais da região, estamos coletando os dados desde 31/10. Construímos a estufa no primeiro semestre do ano."

Leia mais
Fim do conteúdo da página