Acadêmicos do primeiro período vencem Maratona Tecnológica em Palmas
Acadêmicos do primeiro período do Curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) venceram a competição Hackathon Desafios dos Peixes, uma maratona tecnológica que contou com cinco equipes que apresentaram suas soluções com a criação de um tipo de programa que solucionassem problemáticas levantadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura) de Palmas. As equipes apresentaram soluções em forma de softwares e hardwares para produção de aquicultura, piscicultura e pesca na região.
O Hackathon fez parte da XI Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação da UFT (Seccomp), realizada dos dias 17 ao dia 20 de outubro
Levi Barbosa Rodrigues Fonseca, Rômane Moreira Ribeiro Santos e Willyãn Arruda de Araújo são da equipe Turing e apresentaram o "Fish Tech: gerenciamento para piscicultura". Os alunos ficaram em primeiro lugar e, como premiação, irão para o Campus Party de São Paulo, evento que acontecerá de 12 a 17 de fevereiro, em 2019.
Maratona
A maratona foi realizada para desenvolver soluções, para uma determinada área, a Embrapa ficou responsável para trazer os problemas relacionados a produções de peixes às equipes. Estes foram divididos em três categorias: pesca artesanal, inteligência territorial e piscicultura. A ideia da maratona foi permitir ao aluno, se envolver com o universo empresarial e ao mesmo tempo didático, por meio das soluções tecnológicas, como uso de softwares e hardwares, aplicativos, sites.
A temática da maratona foi "Como melhorar a experiência de pesca e aquicultura utilizando facilidades digitais no estado do Tocantins?". A intenção foi aprimorar de forma eficiente as atividades piscicultura, aquicultura e pesca.
Equipes
A equipe Turing, vencedora do primeiro lugar, apresentaram o "Fish Tech", que trouxe a ideia baseada na Aquicultura que é a criação extensiva de peixes, e também na produção semi-extensiva em que são usados tanques. Trabalharam mais detalhadamente na estrutura física do problema. A proposta foi pensada como estratégia de agregar sensores que captam as características físicas da água com a temperatura e o teor de oxigênio, PH. A plataforma permite ao produtor, a diminuição do grau de complexidade destes aspectos, facilitando as demandas de produção. Há um agregação de softwares e hardwares, que neste caso são a lógica e os sensores.
A equipe que ficou em segundo lugar, a FabricaDeSoftware, composta pelos acadêmicos Cassia Gabriela Silva Pereira, Denilson Santos Sobrinho Junior e Rafael da Costa Silva, desenvolveu um site para cadastro dos produtores e um site que tivesse simulação de custo de produção. Exemplificando, um produtor sempre produziu o peixe de espécie Tilápia, agora pretende produzir Tambaqui, mas não sabe os custos que terá na produção, por exemplo quantos quilos de ração deveria ser usada para que a produção fosse lucrativa, espaço de produção etc.
Os terceiros classificados na maratona, equipe Sharknado, composta por Adailson Aguiar Campos Junior, Daniel Arrais de Carvalho e Nareilson Bispo de Souza, elaboraram um aplicativo de celular, em que o produto preenche seus custos, permitindo também compartilhamentos com outros produtores, a estratégia destes era permitir uma interação com outros produtores, o que poderia gerar competição no mercado.
As três equipes ganharam entradas para participar do V Startup Weekend Palmas, marcado para os dias 23, 24 e 25 de novembro na Faculdade Católica do Tocantins, em Palmas.
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