Capes lança editais voltados à Pós-Graduação na região norte
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou dois editais voltados aos Programas de Pós-Graduação (PPG) das instituições da região norte e Maranhão. O objetivo é fortalecer a produção de pesquisa em rede na região.
Segundo o reitor Luís Eduardo Bovolato, com isso, a Universidade Federal do Tocantins tem melhores condições de consolidar seus PPGs. “Isso é resultado de um grande esforço do Fórum de Reitores da Região Norte e da interlocução com a Capes, que se sensibilizou”.
Por questões históricas, naturalmente, as instituições das regiões sul e sudeste vencem os editais por terem estruturas melhores, já que a maioria das instituições do norte ainda são muito jovens. O lançamento destes editais contribui para diminuir a desigualdade entre as regiões quanto aos recursos para o desenvolvimento de pesquisa.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Raphael Sanzio, comemora o lançamento como uma grande oportunidade para a consolidação e fortalecimento dos PPGs. “Havia grande expectativa para esse edital e todos os Programas da UFT já estavam se preparando”. Ele acrescentou que, caso tenham alguma dificuldade quanto ao projeto ou o contato com os programas de outras instituições da região, a Propesq está disponível para dar suporte.
O PROCAD/Amazônia e o PVNS – Amazônia receberão até o dia 16 de julho de 2018 a inscrição de projetos conjuntos de ensino e pesquisa que aprimorem a formação pós-graduada visando à melhoria da qualidade dos PPGs e a diminuição das assimetrias regionais, propiciando também a realização de estudos ou pesquisas de alto nível a professores-pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica, respectivamente.
PROCAD-Amazônia
O edital será ofertado a todos os PPG das Instituições de Ensino Superior da Região Norte e do Maranhão com o objetivo de estimular a interação científico-acadêmica e a criação de novas linhas de pesquisa nos PPGs participantes da cooperação, além de promover a mobilidade de docentes e discentes de graduação e pós-graduação com as equipes de pesquisa envolvidas no projeto, entre outros benefícios.
Os projetos deverão se caracterizar pela implantação de redes de cooperação acadêmica no país para o fortalecimento de PPGs em áreas e/ou linhas de pesquisas novas ou em andamento, pertencentes às Instituições dos estados citados. Cada projeto deverá contar necessariamente com 3 (três) equipes que devem pertencer a PPGs de diferentes Instituições, considerando que o PPG proponente (nota 3) deverá ter sido obrigatoriamente submetido à Avaliação Quadrienal 2013/2016.
Os projetos terão vigência de 5 anos, sendo que os repasses serão realizados para contemplar 4 anos de execução.
PVNS - Amazônia
O edital do programa, tem, entre outros, o objetivo de apoiar a execução dos estudos e pesquisas pelo Professor Visitante Nacional Sênior, além de propiciar a ampliação e a qualificação da produção do conhecimento científico.
O Programa prevê, nesta chamada, a concessão de até 36 bolsas de Professor Visitante Nacional Sênior-Amazônia no valor de R$ 8.905,42 (oito mil, novecentos e cinco reais e quarenta e dois centavos) mensais, sendo um total de até 4 bolsas por projeto institucional.
Redes Sociais