Solenidade comemorativa pelos 15 anos da UFT resgata história e identidade da instituição
Em comemoração ao aniversário de 15 anos de implantação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi realizada na noite desta quarta-feira (16), uma solenidade no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) que contou com a participação de sete delegações, representadas pelas direções dos câmpus de Porto Nacional, Miracema, Araguaína, Arraias, Gurupi, Tocantinópolis e de Palmas, e do movimento SOS Unitins. O evento, que teve como objetivo resgatar a história e identidade da Universidade, contou com a abertura da apresentação da Banda da Polícia Militar.
Também esteve presente no evento o magnifico reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros; o reitor da UFT no exercício da gestão de 2012-2016, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e representante do governador em exercício do Estado do Tocantins (Mauro Carlesse), Márcio da Silveira; o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto de Rezende Campos; o reitor da Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani da Silva; o superintendente estadual dos Correios, José Luis da Cunha filho; o representante do presidente do seção sindical dos docentes da UFT (Sesduft), Maurício Alves da Silva; presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFT (Sintad), Josafá Maciel; a presidente do Diretório Central dos Estudantes, Bianca Pereira da Silva; e o representante do Movimento SOS Unitins, Gilvan Noleto.
A cerimônia que buscou resgatar a história e identidade da UFT foi homenageada com a apresentação musical do cantor e compositor tocantinense Dorivã Borges, a apresentação do Coral da UFT, e apresentação musical dos acadêmicos que compõem as atléticas Marrenta, Blackout e Absoluta.
Confira as fotos das apresentações culturais!
Avanços
Durante o evento, a vice-reitora da UFT relembrou o avanço da instituição nesses 15 anos, que passou de 29 cursos para cerca de 70. Deu destaque à criação de dezenas de núcleos de pesquisa nesse percurso e lembrou o avanço dos programas de mestrado e doutorado. Ana Lúcia destacou ainda sobre a contribuição da instituição para o estado do Tocantins. “A UFT é uma grande parceira da sociedade tocantinense e tem contribuído com a formação cultural, técnica e política da sociedade”.
“Nesses 15 anos a universidade foi sendo construída a muitas mãos e então a universidade é hoje aquilo que ela conseguiu ser o que ela pode ser e aquilo que a sociedade quis que ela fosse. Graças à contribuição de todos”, destacou o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, em seu discurso.
Durante o evento foram homenageados o primeiro presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Jeany Barbosa; a primeira presidente da Seção Sindical dos Docentes (Sesduft), Liliana Pena Naval; a primeira presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos (Sintad), Selma Carmo de Sousa, que foi representada pelo atual presidente, Maciel; o primeiro reitor, gestão 2003-2012, Alan Barbiero, o reitor da gestão de 2012-2016, Márcio Silveira e a eterna reitora, Isabel Auler. Na ocasião, foi entregue um troféu a cada homenageado, ou a seus representantes, bem como apresentado e obliterado o selo dos Correios em homenagem aos 15 anos da UFT.
Confira a galeria de fotos da cerimônia!
Redes Sociais