Comissão interna será criada para organizar estágios da área da Saúde
Os cursos das áreas de Saúde da Universidade Federal do Tocantins (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Educação Física) vão contar com uma comissão que ficará responsável pela organização dos estágios e a interlocução para a realização destes junto às unidades de saúde, tanto estaduais quanto municipais. Este foi o principal acerto de uma reunião mantida na tarde desta quinta-feira (26) pelo reitor Luís Eduardo Bovolato e a vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e do Hospital Geral de Palmas - a unidade que mais recebe alunos da UFT.
Foram debatidas também questões sobre os internatos, visitas técnicas às unidades de saúde, residências e a interlocução da Universidade junto à Secretaria Estadual de Saúde e com as unidades de saúde. De acordo com o reitor, a ideia das reuniões é ouvir todos os setores envolvidos com os estágios e internatos e compreender os processos para que, de forma conjunta, sejam traçadas estratégias e modelos que possam minorar as questões que estão sendo levantadas por todos os atores - tanto docentes, quanto alunos e também das unidades de saúde que recebem os estudantes da UFT.
A vice-reitora enfatizou que a comissão interna que será formada terá a missão de coordenar todos os estágios da área da saúde e ser a interlocutora com os núcleos de educação permanente (NEPs) da rede de saúde, organizando todos os estágios. Para ela, é preciso fortalecer e aprofundar os laços entre as instituições para que a parceria em relação aos campos de estágio seja benéfica tanto para os alunos e profissionais envolvidos quanto para os usuários do sistema público de saúde.
Participaram da reunião, além Bovolato e Ana Lúcia, Clístenes Barros Paiva, coordenador financeiro da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), no exercício da Pró-reitoria; a Renata Nogueira Duran, diretora geral adjunta do Hospital Geral de Palmas (HGP); Ana Carolina Rodrigues Vale Almeida, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HGP; Mariana Machado, Laudecy Alves e Marina Miranda, da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSus); e Lorenna Louise, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).
Redes Sociais