Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Funasa abre seleção de municípios para Planos Municipais de Saneamento Básico em nova Portaria
Início do conteúdo da página
Parceria

Funasa abre seleção de municípios para Planos Municipais de Saneamento Básico em nova Portaria

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Poliana Macedo | Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 17h33 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 17h33

Flyer do Programa de Desenvolvimento de Saneamento BásicoA Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins (Suest/TO) informa que foi publicada, na última terça-feira (30), no Diário Oficial da União (seção 1, p. 56), a Portaria nº 199 em referência ao Termo de Execução Descentralizada (TED), assinada pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) no fim de dezembro de 2017. Nesta Portaria, há a disposição da seleção dos 50 municípios do Estado para capacitação e elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

Os municípios interessados em participar da seleção para capacitação e elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) devem candidatar-se para participar do processo, de acordo com a Portaria nº 199 do dia 19 de janeiro de 2018. Ainda segundo o documento, o prazo é de 15 dias a contar da data da publicação da Portaria. Quinze dias depois do fim do prazo, a Funasa publicará a lista de municípios que será contemplada com o PMSB.

Para participar, os municípios devem conter uma população de até 50 mil habitantes. Segundo o IBGE, apenas quatro municípios do Tocantins contêm população acima do nível indicado - Porto Nacional, com 52.510; Gurupi, com 84.628; Araguaína, com 173.112; e Palmas, com 279.856. Todo o restante está abaixo dos 50 mil habitantes.

O TED

Os principais objetivos para a criação do Termo de Execução Descentralizada (TED) são de oferecer assessoria, apoio, suporte, orientações e supervisão técnica aos municípios na elaboração de seus planos.

Afim de celebrar o compromisso, a UFT procurará capacitar gestores, técnicos municipais e representantes dos 50 municípios selecionados; apoiar a elaboração dos Planos; mobilizar e sensibilizar gestores e técnicos municipais para a importância do PMSB; e prestar assistência técnica especializada presencial.

registrado em:
marcador(es): Reitoria,Home
Fim do conteúdo da página