Cultura Surda: Uma questão de Identidade é tema de Seminário em Araguaína
O Câmpus de Araguaína, Unidade Cimba, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), receberá nesta sexta (29), sábado (30) e domingo (31), o Seminário Setembro Azul, que este ano abordará o tema "Cultura Surda: Uma questão de Identidade". O evento, organizado pela coordenação do curso de Letras-Libras de Porto Nacional, tem como objetivo a valorização da cultura surda e das línguas de sinais, bem como, o fomento às discussões sobre as questões políticas relacionados a comunidade. As inscrições foram encerradas no dia 27.
Nos três dias de programação estão previstas palestras, oficinas e atividades culturais. O seminário é destinado a surdos, ouvintes, familiares, profissionais da educação e todos os envolvidos direta ou indiretamente na comunidade surda. Saiba mais no site oficial do evento.
Sobre o Setembro Azul:
O movimento é uma menção a todos os surdos que foram mortos durante a Segunda Guerra, pelos Nazistas. Na época, eles eram marcados por uma fita azul amarrada no braço e servia para diferenciá-los das demais pessoas. A fita azul foi utilizada pela primeira vez em 1999, durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, realizado na Austrália como símbolo do movimento. Desta forma, o Setembro Azul é voltado à valorização da cultura surda e das línguas de sinais, a partir da realização de várias ações descentralizadas pelo país, com o objetivo de mobilizar as autoridades e a sociedade civil para as reivindicações dos direitos e das causas das pessoas surdas.
Redes Sociais