Hospital de Doenças Tropicais da UFT implanta dois módulos do AGHU
O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) concluiu a implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) com apoio de quatro profissionais da Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI). Nesta primeira etapa, foram instalados os módulos paciente e internação.
A chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Milene Damous de Castro explica que para a equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR), assim como para a equipe assistencial, foi uma inovação, já que facilita o processo de gerenciamento dos leitos, através de um painel no qual é possível verificar com clareza o seu status, se disponível ou não, e ainda interagir com o setor de hotelaria, informando que o leito está disponível para limpeza, o que otimiza a sua utilização.
“No mesmo sentido, trouxe facilidades em relação ao censo diário, possibilitando que as equipes da assistência avaliem se o tempo de permanência hospitalar de um paciente já excedeu ao recomendado para seu diagnóstico, para que possam verificar possíveis causas do prolongamento da internação e solucioná-las.", completou Damous.
Com grande entusiasmo, o chefe do Setor de Gestão da Informação e Informática, Warnner George Rodrigues Jorge, comemora mais esse avanço e esclarece que o aplicativo tem por objetivo apoiar a padronização das práticas assistenciais e permitir a criação de indicadores que servirá como potente ferramenta de gestão para que possam acompanhar todos os processos inerentes ao cuidado e assistência aos usuários.
“Ao longo dos últimos meses nossa equipe esteve empenhada nesse processo e graças a dedicação de todos a implantação desses módulos foi um sucesso. Em breve o módulo que será disponibilizado no AGHU será a prescrição de enfermagem, ferramenta muito aguardada pelo corpo Técnico de Enfermagem deste hospital universitário”, adiantou.
Para o analista em tecnologia da informação, processos e desenvolvimento da Ebserh, e um dos responsáveis pelo treinamento dos colaboradores do HDT-UFT, Luciano Nunes Guedes, tudo ocorreu conforme o esperado com pouquíssimos problemas, e segundo o profissional, a equipe responsável pela operacionalização dos módulos implantados estão aptos para a execução do sistema.
Sobre o AGHU
O desenvolvimento do AGHU iniciou em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais.
O objetivo do aplicativo é apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos Hospitais Universitários Federais e permitir a criação de indicadores nacionais, o que facilitará a adoção de projetos de melhorias comuns para esses hospitais.
Redes Sociais