Aula magna enfoca os desafios da expansão da qualidade da educação na região norte
Os desafios da Pós-Graduação na região Norte foi tema da aula magna de abertura do VI Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), nesta terça-feira (22), no Câmpus de Palmas. A aula foi ministrada pela professora Dr.ª Sônia Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGE-UFPA).
O evento foi aberto com a apresentação dos estudantes da Universidade da Maturidade (UMA) com a peça “O couro”. Em seguida a mesa foi composta pelo Vice-reitor no exercício da Reitoria, Luís Eduardo Bovolato; pela Pró-reitora de Graduação, Vânia Passos; pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sânzio Pimenta; pela coordenadora do evento e do Mestrado Acadêmico em Educação, Jocyléia Santana; e o coordenador do Mestrado Profissional em Educação, Damião Rocha.
A palestrante, professora Sônia Araújo, apresentou dados da Pós-Graduação em Educação na região norte, as perspectivas que os dados apontam e levantou possíveis caminhos em direção a uma educação de qualidade na região. Em sua fala ela relembrou que não é possível falar em educação sem comentar do cenário político atual e os cortes na educação e em como é preciso manter a resistência para uma formação de qualidade.
Sônia ressaltou o compromisso que as universidades publicas devem ter com a educação básica, médio e superior para que seja possível alcançar uma expansão maior dela na região norte. "É muito complicado discutir educação, sem falar desses três eixos, básica, médio e superior, é necessário ter uma visão interdisciplinar e pensar nela no contexto da cultura, da economia e da política para que possamos avançar em melhorias e expansão no norte do país", contou.
Na ocasião o Vice-Reitor no exercício da reitoria, falou sobre a solidificação da Pós-Graduação em Educação na UFT e parabenizou a comissão organizadora do evento pela dedicação e esforço, trabalhando pela melhoria da qualidade de ensino no país. " Eu parabenizo e reconheço o empenho que vêm sendo realizado pela educação, apesar de todas as dificuldades", disse.
O evento continua no período da tarde com apresentações de trabalhos e apresentação de painel sobre "Pós-Verdade, Fake News e gourmetização da vida glamourizada". A programação para os dias 23, 24 e 25 podem ser conferidas abaixo.
Redes Sociais