Iniciada I Semana da Enfermagem do HDT-UFT; evento segue até sexta
A primeira edição da Semana de Enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), teve início na manhã desta segunda-feira (08), com cerimônia de abertura que contou com a presença de autoridades e empregados do hospital. Ao todo foram inscritos 160 profissionais da enfermagem e a programação segue até sexta-feira (12), na sala de videoconferência com palestras, conferências e confraternização. A instituição é vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e fica localizada no município de Araguaína (TO).
Na ocasião, houve apresentação dos membros da Comissão de Ética de Enfermagem do HDT-UFT; entrega de certificado de responsabilidade técnica nas áreas assistencial, de ensino e de gestão para as profissionais responsáveis, seguindo a resolução nº509 do Conselho Federal de Enfermagem; inauguração do quadro mural da Enfermagem; e palestra sobre o tema central “A ética e a valorização do profissional de Enfermagem no contexto hospitalar”, ministrada pelo representante do Conselho Regional de Enfermagem, Jáder Machado Farias.
Palestra de abertura da I Semana de Enfermagem do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
A chefe da Divisão da Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz ressaltou a importância da enfermagem para a humanidade com esse reconhecimento, por meio dos eventos simultâneos que acontecem em todo o mundo essa semana. “Somos valorizados sim, a causa é de cada um de nós que nos doamos para essa profissão, pois ela nasce em nosso coração. Sou muito feliz por estar à frente de uma equipe pautada na transparência, comprometida em prestar um atendimento de qualidade, humanizado”, disse.
Para o superintendente, José Pereira Guimarães Neto, a realização deste grande evento faz parte das atividades do HDT-UFT, por ser o primeiro hospital do Tocantins com o perfil universitário, “deste modo assumimos esse papel de sermos protagonistas neste segmento; porém confesso ter uma admiração especial pelos profissionais da enfermagem, pois eu tenho certeza de que é um ato que vai além das atividades, é vocação e sacerdócio, pois é inconcebível algum desses profissionais exercerem o ofício sem gostar; minha admiração e meus parabéns”, disparou em seu discurso.
Segundo a vice-diretora do Câmpus da UFT de Araguaína, Kênia Rodrigues, “essa aproximação entre a UFT e o nosso hospital é fundamental e só tende a nos trazer bons frutos; acredito que a nossa união vai dar o suporte necessário na implantação do curso de medicina em andamento”, enfatizou.
Estavam presentes, além da governança do hospital, composta pelo superintendente, e o gerente de Atenção à Saúde, Hilário Fábio Araújo Nunes, o gerente de Ensino e Pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior e o gerente administrativo, Missael Araújo de Lima, o secretário executivo da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, Sandro Rogério Cardoso de Paulo e a conselheira do Corem/TO, Samara Cardoso.
Objetivo
Conforme idealizadores do projeto, trata-se de um evento científico-cultural comemorado internacionalmente e tem como objetivo promover a socialização do saber científico no ambiente de integração entre os membros da equipe de enfermagem com demais públicos. E visa ainda promover o debate e socialização de boas práticas relacionadas ao cuidado qualificado de enfermagem no âmbito da atenção à saúde fazendo interface com o ensino e a pesquisa.
ProgramaçãoDia 09/05 Dia 10/05 Dia 11/05 |
Redes Sociais