Importância e preservação das abelhas serão abordadas em ciclo de palestras
Responsável por até 90% da polinização de árvores nativas das florestas, as abelhas têm ainda grande importância biológica e ambiental. Pensando nessa preservação, o Grupo de Pesquisa Biologia, Conservação e Manejo tomou a iniciativa de promover um ciclo de palestras sobre abelhas. A programação será iniciada no próximo dia 25 de abril com uma palestra sobre a importância da defesa desses insetos. O ciclo de palestras segue abordando temas correlatos até dia 05 de dezembro deste ano. As palestras são gratuitas e abertas ao público em geral.
O professor Waldesse Pirage de Oliveira Júnior vai apresentar a primeira palestra da programação, com o tema "Abelhas: sua importância e porque preservá-las". De acordo com ele, a situação atual das abelhas é delicada e é um problema mundial. Ele pontua que o desaparecimento rápido deste inseto, por diversas causas de ação humana, tem uma projeção de impacto importante para o ambiente e para a produção de alimentos. "Assim, todo e qualquer fórum para discutir a situação e maneiras de conservar e preservar esta biodiversidade é extremamente importante", destaca.
O ciclo de palestras conta com temas sobre biologia das abelhas, plantas melíferas, sanidade apícola, pragas, genética e preservação, biodiversidade, produtos e legislação. De acordo com a programação, as palestras ocorrerão, além de 25 de abril, em 23 de maio, 27 de junho, 28 de agosto, 26 de setembro, 24 de outubro, 28 de novembro e 05 de dezembro, sempre às 19h, no auditório do Bloco III do Câmpus de Palmas.
Redes Sociais