Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Minicurso no Circuito de Diálogos introduz alunos na plataforma Moodle
Início do conteúdo da página
ARAGUAÍNA

Minicurso no Circuito de Diálogos introduz alunos na plataforma Moodle

Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 16h00 | Última atualização em Sexta, 07 de Abril de 2017, 11h08

Acesso ao Moodle da UFT (Foto: Samuel Lima/Dicom)Como parte da programação do I Ciclo de Diálogos e Divulgação de Ensino, Pesquisa e Extensão, promovido pelo curso de Biologia, do Câmpus de Araguaína, ocorre nesta quinta-feira (06) à noite o minicurso "Introdução ao Moodle", com a professora Clarete de Itoz. O minicurso tem o objetivo de preparar os alunos para o acesso e manuseio da Plataforma Moodle, permitindo que eles possam desenvolver atividades na plataforma. A iniciativa foi pensada pela professora Tatiane Marinho, tendo em vista que muitos estudantes ainda desconhecem a ferramenta e a apresentam dificuldades no seu uso.

No minicurso, os participantes terão uma parte teórica e prática. Primeiramente, serão apresentados à plataforma e à forma de acesso, através do login e a senha do email institucional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Depois, ocorrerá a explicação de algumas ferramentas do Moodle e, finalmente, a parte prática, com simulações de fórum, chat, envios de arquivos, dentre outros. 

De acordo com Clarete de Itoz, que é professora do curso de Logística, o Moodle é uma plataforma que existe para complementar o aprendizado em sala de aula. "É nele que o aluno, também, pode aprender, participar de atividades, interagir com os colegas e professor da disciplina, pode ser acompanhado pelo professor no desenvolvimento de algumas atividades e ter acesso a textos e diferentes formatos de conteúdos. Assim, sua importância está em promover maior interação e troca de conhecimentos entre docentes e discentes", afirma.

A professora defende que a plataforma é de grande utilidade e fácil de ser acessada, mas "sua melhoria é percebida na sua utilização". Assim, para que o Moodle realmente mostre sua potencialidade, é preciso que as pessoas entendam bem seu funcionamento. Clarete acredita que o uso do Moodle sofra resistência e que a maior causa é porque ainda há muito desconhecimento no ensino e aprendizagem em plataformas virtuais. "A resistência maior está no professor, que encontra dificuldades de promover atividades de aprendizagem no ambiente virtual. Não é fácil pensar uma aula ou um conteúdo, voltado para promover a aprendizagem no ambiente virtual, sendo que esse processo requer mais detalhamento de ações e de planejamento", reconhece. Ela finaliza declarando que todo esse processo é complicado, mas que a mudança é necessária.

 

I Ciclo de Diálogos e Divulgação de Ensino, Pesquisa e Extensão

O minicurso ocorrerá das 19h às 22h30, no Laboratório de informática do curso de Matemática, Bloco C, no Câmpus Cimba. É gratuito e as vagas são de acordo com a capacidade do laboratório, que é de 30 vagas. No mesmo horário, outros dois minicursos também serão ministrados: "Dados do TCC coletados! E agora?! Interpretação de dados biológicos", com a professoras Silvia Leitão e Priciane Cristina Correa, em continuação à palestra que começou à tarde, e "Indo além do abstract: English and academic life", com as professoras Andrea Mateus e Denise Landim.

Para esta sexta-feira a programação pode ser conferida na imagem abaixo:

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home
Fim do conteúdo da página