Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão celebra os 90 anos de Tom Jobim com circuito de apresentações musicais
Início do conteúdo da página
Cultura

Projeto de extensão celebra os 90 anos de Tom Jobim com circuito de apresentações musicais

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 19h10 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2017, 14h26

Grande nome da música brasileira e um dos precursores da Bossa Nova, Tom Jobim completaria, em 2017, 90 anos. Pensando nisso e na grande influência musical que sofreu do maestro e compositor, o professor do curso de Educação do Campo Artes e Música, José Jarbas Ruas, criou o projeto de extensão "90 anos de Tom Jobim". Junto com outros dois professores do curso, Anderson Brasil e Marcus Bonilla, Ruas montou o projeto em março e já mostraram uma prévia da iniciativa em uma apresentação durante a recepção dos calouros de Educação do Campo, na última segunda-feira (03), no câmpus de Tocantinópolis.

Brasil, Bonilla e Ruas (e p/ d) durante recepção aos calouros de Educação no Campo, em Tocantinópolis (Foto: Cristina Fonseca/Divulgação)Brasil, Bonilla e Ruas (e p/ d) durante recepção aos calouros de Educação no Campo, em Tocantinópolis (Foto: Cristina Fonseca/Divulgação)

"90 anos de Tom Jobim" é uma série de apresentações musicais dos três professores, que se propõem a fazer o público refletir sobre a vida e a obra do maestro. José Jarbas é responsável pela guitarra, Anderson Brasil pelo sax e o violão, e Marcus Bonilla pelo violoncelo, violão e a percussão. Os três trazem assim um repertório de aproximadamente 12 das músicas de maior sucesso de Jobim, com arranjos próprios. Ruas faz ainda intervenções com comentários estéticos sobre a Bossa Nova e os seus bastidores, durante as apresentações.

Para o professor José Jarbas Ruas, a importância do projeto vai muito além da homenagem a Tom Jobim. "A intenção é correr os câmpus da UFT com uma proposta artístico-cultural e isso é uma ação que já vinha sendo estudada pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). O projeto é uma boa oportunidade de estreitarmos laços entre a comunidade acadêmica e local e esperamos com isso motivar outros projetos a fazerem o mesmo", explica o professor.

 

Cronograma

As apresentações do grupo nos câmpus começam, de fato, no dia 24 de abril em Gurupi, e seguem no dia 25 de abril em Miracema, 26 em Palmas, 27 em Porto Nacional e 29 de abril em Arraias. Em maio, as apresentações ocorrem em Araguaína (em data a ser divulgada) e o projeto se encerra no dia 06 de junho, em Tocantinópolis. É gratuito e aberto para toda a comunidade acadêmica e externa, não sendo necessárias inscrições.

 

Recepção

Além das apresentações musicais do trio de professores, durante a recepção os estudantes calouros conheceram o câmpus durante um tour, participaram de treinamentos no Laboratório de Informática e na Biblioteca, além de conhecerem a estrutura administrativa do Câmpus, com coordenadores e direção.

Confira outras fotos da recepção na galeria abaixo:

registrado em:
marcador(es): Tocantinópolis,Home
Fim do conteúdo da página