Projeto de extensão celebra os 90 anos de Tom Jobim com circuito de apresentações musicais
Grande nome da música brasileira e um dos precursores da Bossa Nova, Tom Jobim completaria, em 2017, 90 anos. Pensando nisso e na grande influência musical que sofreu do maestro e compositor, o professor do curso de Educação do Campo Artes e Música, José Jarbas Ruas, criou o projeto de extensão "90 anos de Tom Jobim". Junto com outros dois professores do curso, Anderson Brasil e Marcus Bonilla, Ruas montou o projeto em março e já mostraram uma prévia da iniciativa em uma apresentação durante a recepção dos calouros de Educação do Campo, na última segunda-feira (03), no câmpus de Tocantinópolis.
"90 anos de Tom Jobim" é uma série de apresentações musicais dos três professores, que se propõem a fazer o público refletir sobre a vida e a obra do maestro. José Jarbas é responsável pela guitarra, Anderson Brasil pelo sax e o violão, e Marcus Bonilla pelo violoncelo, violão e a percussão. Os três trazem assim um repertório de aproximadamente 12 das músicas de maior sucesso de Jobim, com arranjos próprios. Ruas faz ainda intervenções com comentários estéticos sobre a Bossa Nova e os seus bastidores, durante as apresentações.
Para o professor José Jarbas Ruas, a importância do projeto vai muito além da homenagem a Tom Jobim. "A intenção é correr os câmpus da UFT com uma proposta artístico-cultural e isso é uma ação que já vinha sendo estudada pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). O projeto é uma boa oportunidade de estreitarmos laços entre a comunidade acadêmica e local e esperamos com isso motivar outros projetos a fazerem o mesmo", explica o professor.
Cronograma
As apresentações do grupo nos câmpus começam, de fato, no dia 24 de abril em Gurupi, e seguem no dia 25 de abril em Miracema, 26 em Palmas, 27 em Porto Nacional e 29 de abril em Arraias. Em maio, as apresentações ocorrem em Araguaína (em data a ser divulgada) e o projeto se encerra no dia 06 de junho, em Tocantinópolis. É gratuito e aberto para toda a comunidade acadêmica e externa, não sendo necessárias inscrições.
Recepção
Além das apresentações musicais do trio de professores, durante a recepção os estudantes calouros conheceram o câmpus durante um tour, participaram de treinamentos no Laboratório de Informática e na Biblioteca, além de conhecerem a estrutura administrativa do Câmpus, com coordenadores e direção.
Confira outras fotos da recepção na galeria abaixo:
Redes Sociais