III Seminário do Prodocência discute o fortalecimento da formação na licenciatura
Com o objetivo de socializar e avaliar os projetos, ações e resultados desenvolvidos no âmbito dos editais 28/2010 e 19/2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocorre até esta terça-feira, na Câmara Municipal de Arraias, o III Seminário do Prodocência. Os editais se referem a ações que visam o aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura no que diz respeito à formação dos profissionais que atuarão na educação básica.
Atividades do Seminário estão ocorrendo no auditório da Câmara Municipal de Arraias (Foto: Divulgação)
O evento conta com mesa-redonda, sociabilização de experiências e apresentações culturais na sua programação. Está prevista a participação de dois convidados especialistas no assunto: Iran Abreu Mendes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Carlos Aldemir Farias da Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pela manhã, aconteceu a solenidade de abertura com um momento cultural e painel de abertura. Além disto, ocorreu o lançamento do livro "Práticas de ensino e (na) formação de professores", organizado pelos professores Kaled Sulaiman, Rochelande Felipe e Dailson Evangelista. O livro conta as experiências do Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFT, que faz parte das ações do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e envolve os cursos de licenciatura em Artes, Educação do Campo, Matemática e Pedagogia.
O organizador do evento, professor Kaled Sulaiman, destaca que a importância do programa vai além da Universidade. "O Prodocência na UFT conseguiu promover uma rede de colaboração entre docentes de diferentes cursos e câmpus da UFT no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, articulando teoria e prática na formação de professores com ações diretas em escolas de educação básica urbanas e do campo", afirma.
O Seminário do Prodocência é gratuito e é focado nos profissionais da educação e alunos de licenciatura, mas é aberto para toda a comunidade acadêmica. Aos participantes, haverá certificação de 15 horas.
Ainda nesta segunda (20) haverá um momento cultural e mesa-redonda. Amanhã (21), o dia será dedicado ao compartilhamento de experiência e avaliação dos resultados dos projetos nos três câmpus em que está funcionando (Arraias, Miracema e Palmas).
Redes Sociais