Ciamb abre seleção para bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado júnior
O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) divulgou, na manhã desta segunda-feira (2), o edital de seleção de bolsista de doutorado sanduíche e o edital de seleção de bolsista de pós-doutorado júnior no País. Ambos contemplam vagas relacionadas ao projeto “Gestão Participativa da Biodiversidade em Terras Indígenas Afetadas por Barragens Hidrelétricas na Amazônia Brasileira”.
Doutorado Sanduíche – Serão disponibilizadas duas bolsas de sanduíche no exterior, para Pesquisador Visitante Especial (PVE). De acordo com o documento, podem concorrer candidatos residentes em todo o território nacional, mas será dada prioridade a pós-graduandos provenientes da região Amazônica, principalmente a candidatos de origem indígena.
Com duração de seis a doze meses, a finalidade das bolsas de doutorado sanduíche oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras é “apoiar aluno formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil que comprove qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil”.
O edital tem como temas prioritários aspectos do uso e manejo de peixes e pesca; uso da terra, atividades agrícolas e extrativistas, e mudanças climáticas; e gestão territorial e políticas públicas. Os interessados devem se inscrever no período de 02 a 31 de maio. Confira a íntegra do edital aqui.
Pós-doutorado júnior – A bolsa do pós-doutorado júnior tem como finalidade apoiar a execução e pesquisas relacionadas com o PVE no país. Os selecionados deverá contribuir para o fortalecimento do Programa PGCiamb da UFT e trabalhará em conjunto com outros estudantes de doutorado, pesquisadores e professores participantes do projeto, vinculados às Universidades Amazônicas, Federais do Tocantins (UFT), Rondônia (Unir) e Federal do Pará (UFPA), e à Universidade da Flórida (UF), nos Estados Unidos.
Os bolsistas integrarão ainda, a Rede internacional de Pesquisa em Barragens Amazônicas/ Amazon Dams Network (RBA/ADN), com foco na dinâmica socioecológica da construção e operação de usinas hidrelétricas e infra-estrutura associada na Amazônia.
Podem concorrer às vagas os candidatos residentes em todo o território nacional, mas será dada prioridade a doutores provenientes da região Amazônica e candidatos de origem indígena. As bolsas de pós-doutorado júnior terá duração mínima de seis meses e máxima de doze meses. As inscrições podem ser efetuadas no período de 02 a 31 de maio. Confira a íntegra do edital aqui.
Redes Sociais