Dia da Arquitetura é comemorado nesta terça-feira (15)
Nesta terça-feira (15) foi comemorado o Dia do Arquiteto no Brasil. A data, que anteriormente era 11 de dezembro, foi mudada para homenagear Oscar Niemeyer, responsável pela projeção de Brasília (DF). Dessa forma, arquitetos de todo o país são homenageados desde 2011, todo dia 15 de dezembro, data de nascimento de Niemeyer.
A profissão existe no país desde o começo do século XIX, embora ainda não houvesse escolas de arquitetura no país. Estas apenas se consolidam na década de 50. A profissão ainda demorou um pouco para se desvencilhar totalmente das engenharias, com isso o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) foi criado no dia 31 de dezembro de 2010.
Não foi apenas Oscar Niemeyer um grande nome da arquitetura no Brasil. Outros nomes como Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, arquiteto do Brasil colonial, e Roberto Burle Marx, que se destacou na área de paisagismo.
Na Universidade Federal do Tocantins o curso foi criado ainda na Unitins em 1993, sendo reconhecido em 1999. O curso visa ensinar ao estudante as mais diversas atividades arquitetônicas em monumentos, paisagismos, planejamento físico, urbano e regional. Tal como criar a possibilidade de pesquisa e extensão na área.
“Há uma busca em montar um quadro de conhecimento regional único, onde a arquitetura se enquadra nesse espaço específico” explica o professor do curso na UFT, Marcos Antônio dos Santos, “Não há sentido em aplicar apenas conhecimento vindo do sul e sudeste quando aqui é outra realidade”. O professor ainda diz que mesmo assim, visualizando o quadro em que o país se encontra no momento, a ideia é fazer o estudante estar preparado para as mais diversas áreas dentro da arquitetura, para assim sair preparado da Universidade para o mercado de trabalho dentro ou fora do estado: “Para que ele enfrente a realidade de cabeça erguida”, conclui o professor.
Redes Sociais