Conferência sobre educação infantil abre simpósio na UFT
Trabalhar a questão da importância da sexualidade infantil junto à formação de professores no sentido de quebrar tabus impregnados à temática e dessa forma, contribuir para esclarecer e alertar as crianças às situações de vulnerabilidade. Esse foi o tema da conferência que abriu na noite desta segunda-feira (17), o IX Simpósio de Educação e o I Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT) na Universidade Federal do Tocantins – Câmpus de Palmas.
O anfiteatro do Bloco D esteve lotado com a presença de alunos e professores dos cursos de Pedagogia e do Mestrado em educação, entre outros cursos da UFT e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), além de estudantes e professores do sistema municipal e estadual de ensino. O evento trouxe ainda lançamentos de livros de docentes da UFT e de outras IES do Tocantins e Goiás.
Vice-reitora destacou os avanços dos trabalhos da Pedagogia no Câmpus de Palmas
A conferência de abertura: “Aspectos e Questões da Sexualidade da Criança Pequena na Educação Infantil” foi ministrada pela professora da Faculdade de Ciências e Letras de Pedagogia da Unesp (SP), pós-doutora, pedagoga e fonoaudióloga Andreza Marques Leão, propôs reflexões e discussões abertas a cerca da temática.
A educadora explica que geralmente este é um assunto tabu e complexo, e que as pessoas não sabem como lidar com ele. Nesse sentido o intuito é que o assunto seja tratado de forma a ajudar a criança. Ela observa que o correto é tratar a questão de forma natural. “É fundamental desmistificar a lida com os preconceitos e auxiliar essa criança na formação e informação dela no tocante à sexualidade”, afirma.
Andreza disse que o educador precisa se despir de seus mitos, tabus e
preconceitos, caso contrário vai prestar um desserviço
Segundo Andreza, a criança que tem bem informada essa questão se torna bem mais fácil o seu discernimento. “Ela fica prevenida em situações de pedofilia, logo ela vai saber quando tiver qualquer tentativa do adulto de cerceá-la e de tentar envolvê-la em um jogo de sedução e detectar, por exemplo, uma tentativa de violência sexual”, observa.
Boas perspectivas - Para a vice-reitora Isabel Auler, o IX Simpósio de Educação representa a força e o legado da UFT na área da educação, e mostra o crescimento da Pedagogia ao longo desses dez anos de existência do curso. “No inicio nós fazíamos eventos com palestras, hoje eles são de comunicação de trabalhos científicos e de mestrados, de produção dos estudantes de e publicação de livros”, destaca Isabel.
Público lota anfiteatro do Câmpus de Palmas para abertura do IX Simpósio de Educação
Simpósio - A programação do IX Simpósio de Educação e o I Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT), segue nesta terça (18) e quarta (19), com comunicações orais e pôsteres, oficinas, minicursos, acolhida cultural, conferência e palestra. O simpósio busca promover e oportunizar aos professores dos cursos de licenciatura momentos de reflexão e estudos sobre como cuidar e educar a criança pequena. O encontro é aberto a toda comunidade.
Programação
Mais informações e programação completa aqui
Redes Sociais