Oficinas e minicursos marcam 1ª manhã da Semana de Comunicação
“Mídia e Política” é o tema da IX Semana Acadêmica de Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins. O evento busca debater sobre a transparência da comunicação durante as coberturas jornalísticas nas campanhas eleitorais. Com esse pensamento foram realizadas na manhã desta quarta-feira (12) oficinas e minicursos que norteiam o tema.
Realizadas no Bloco A do Câmpus de Palmas, as oficinas e minicursos tiveram como títulos: “Branding e Gestão de Marcas na Comunicação Eleitoral”, “Assessoria de Imprensa na Prática” e “Entrevista Coletiva”.
Celene discorreu sobre as estratégias de comunicação em campanha eleitoral
O minicurso “Branding e Gestão de Marcas na Comunicação Eleitoral” foi ministrado pela professora Celene Ferreira. A atividade destacou que a eleição de um candidato começa muito antes da campanha, situação que pode contribuir para a perenidade da carreira política. O minicurso teve como objetivo mostrar as estratégias de comunicação que criam uma identidade e transmitam credibilidade, relevância e coerência.
Já o minicurso “Assessoria de Imprensa na Prática” teve como propositora Layala Lino, da Assessoria de Comunicação do Sebrae. O minicurso abordou a prática e as atividades desenvolvidas por um assessor de imprensa, dentro de uma instituição e do relacionamento entre as partes. Por sua vez, a oficina “Entrevista Coletiva”, ministrada pelo professor Sérgio Soares, contou com um exercício prático e uma discussão teórica sobre os procedimentos de uma entrevista coletiva.
O cotidiano de uma assessoria de comunicação foi destacado por Layala Lino
A partir das 18h, o evento contará com uma apresentação cultural do Grupo de Teatro Experimental da UFT (GTEU). Em seguida, às 19h30, ocorrerá a primeira mesa-redonda da Semana, com o tema: “A cobertura Jornalística das eleições em Palmas”. O evento contará com a presença do presidente do Sindicado dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Júnior Veras; o jornalista Lailton Costa; o fotojornalista Manoel Júnior e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e desembargador Marco Anthony Villas Boas. O professor Carlos Franco será o mediador.
Com o enfoque na cobertura do processo eleitoral, a relação com da mídia com os escândalos políticos e qual o papel da comunicação neste processo, a Semana de Comunicação realiza atividades até sexta-feira (14).
A programação completa da Semana de Comunicação aqui
Redes Sociais