Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aprovados Doutorado em Letras e Mestrado em Gestão de Políticas Públicas
Início do conteúdo da página

Aprovados Doutorado em Letras e Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2012, 10h20 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h21
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dois novos cursos de pós-graduação stricto sensu – o Doutorado em Letras, no Câmpus de Araguaína; e o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, no Câmpus de Palmas. A aprovação ocorreu na 140ª reunião do Comitê Técnico Científico da Capes, nos últimos dias 22 a 26 de outubro. O Doutorado recebeu nota quatro (4) e o Mestrado Profissional, três (3).

Para o reitor da UFT, Márcio Silveira, a aprovação dos dois novos cursos representa a certeza de que a Universidade caminha rumo à consolidação de sua excelência em cursos stricto sensu. “O mestrado em Gestão de Políticas Públicas fortalece o programa já existente de qualificação dos técnicos administrativos, enquanto a aprovação do doutorado em Letras confirma que temos um corpo docente qualificado, competente e maduro na produção científica”, diz. Ele destacou ainda a boa interação existente entre a graduação e os cursos de pós-gradução, tanto lato sensu (especializações) quanto strictu sensu (mestrados doutorados). Com esta aprovação a UFT agora soma 18 mestrados e quatro doutorados.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT e também coordenador da proposta do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, professor Waldecy Rodrigues, ressaltou que em pouco mais de quatro meses a UFT já conseguiu aprovar três cursos strictu sensu: estes dois e mais um – Mestrado de Engenharia Florestal – em Gurupi. Sobre o Mestrado em Gestão de Políticas Públicas, Rodrigues ressaltou sua importância e elencou algumas ações. “Faremos outras parcerias com o serviço publico no Estado e Prefeituras, pois pretendemos contribuir para a melhoria de toda a gestão publica principalmente em nosso Estado”.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura em Araguaína, professor Wagner Rodrigues Silva, destacou o empenho de todos os docentes e técnicos ligados ao Programa para a aprovação do Doutorado em Letras. “Essa aprovação é muito significativa não apenas para a UFT, mas para toda a região Norte. É o primeiro programa de Doutorado em Letras e Linguística e o primeiro na área de Humanas no Tocantins”, frisou.

Confira aqui o documento da Capes que aprovou os dois novos cursos na UFT.

 Depoimentos

Isabel Auler Pereira - vice-reitora
"Com a aprovação deste doutorado em Letras, entendo que a UFT passa a ser uma referência da literatura e da produção da linguistica aplicada e da linguagem. Esse é um grande diferencial do estado, no sentido de que é preciso entender que a base de todo o conhecimento passa necessariamente pela leitura, escrita e percepção da linguagem como uma questão estética, de beleza e sensibilidade. Esse doutorado, juntamente com os demais mestrados que a UFT tem, tem este sentido de aprofundar as áreas de conhecimento que vão impactar de maneira definitiva tanto na educação básica quando no desenvolvimento da tecnologia no estado. O Doutorado marca um novo momento no Tocantins na área da linguagem".

Têmis Parente - coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
"O Mestrado em Gestão de Políticas Públicas é importante para a conjuntura do Tocantins e região. Este curso abarcará ações relacionadas com o pensar e colocar em prática as políticas públicas. Compõe com próprio trabalho da Universidade, no atendimento, discussão e preenchimento desta lacuna - em políticas públicas - no Estado."

Eduardo Bovolato - diretor do Câmpus de Araguaína
"Vejo a aprovação do doutorado em Letras como um marco importante em relação à historia do Câmpus. Com este novo curso, Araguaína se firma como importante polo de pesquisa, ensino e extensão, e torna-se referência na região. Um doutorado em Ciências Humanas, em Letras, certamente vai refletir de forma que, além de transformar-se em referência, será elemento de atração para muitos pesquisadores e uma nova opção para as pessoas da região. É importante e fruto de trabalho árduo e dedicação intensa do colegiado de Letras, com apoio de professores de outros câmpus e que fazem parte do Programa. O doutorado vem ratificar a posiçao do Câmpus de Araguaína no cenário da UFT, como polo de vanguarda na produção do conhecimento".

Aurélio Picanço - diretor do Câmpus de Palmas
"É importante termos a mobilização dos professores ligados à gestão pública, mas acima de tudo pelo desenvolvimento de pesquisas nesta área, principalmente em Palmas que é uma cidade que ainda vive da gestão pública em todas as esferas. A UFT está mais uma vez dando sua resposta à sociedade, apoiando o desenvolvimento do estado e do município".

Elson Santos Silva Carvalho - Técnico Administrativo da UFT
"O Mestrado em Gestão de Políticas Públicas vai garantir uma formação direcionada à gestão da Universidade e ao trabalho de buscar melhores projetos de intervençao. Fundamentalmente é uma demanda antiga da categoria. Graças aos esforços conjugados da Diretoria de Desenvolvimento Humano, sindicato e professores que estavam à frente do projeto, finalmente ele pode se concretizado".
registrado em:
marcador(es): Gespol
Fim do conteúdo da página