Recebimento e análise da sugestão/solicitação: após o recebimento da sugestão de pauta/solicitação de divulgação, os jornalistas responsáveis verificam questões como factualidade, relevância, noticiabilidade, pertinência institucional e interesse público, bem como avaliam possíveis enfoques e formas de abordagem do assunto na imprensa.
Produção: acolhida a sugestão/solicitação, procede-se a apuração das informações, a produção/captação de imagens, se for o caso, e a elaboração dos textos. Nesta etapa, que pode ser realizada por jornalistas ou estagiários da Redação, também são feitas entrevistas - por telefone, aplicativos de conversação rápida, e-mail ou presencialmente - com as fontes relacionadas à notícia para o aprofundamento das informações iniciais.
Envio: os comunicados, releases e sugestões de pauta são enviados à imprensa - aos jornalistas e veículos de comunicação cadastrados pela Dicom - via e-mail, juntamente com imagens de divulgação (sempre que possível) e indicação de fontes para entrevistas sobre o assunto.
Follow-up: após o envio, a Assessoria de Imprensa mantém contato com repórteres, produtores e editores buscando encaminhar o melhor aproveitamento possível das pautas institucionais. Além disso, intermedia o contato entre os profissionais da imprensa e as fontes institucionais e acadêmicas da Universidade para o agendamento e a realização de entrevistas, assessora os entrevistados e, posteriormente, verifica os resultados do trabalho de divulgação por meio da clipagem de conteúdos referentes à UFT veiculados na mídia e da elaboração de relatórios.
Redes Sociais