Boas práticas para o uso de livros e das bibliotecas
O silêncio favorece o aprendizado. Por isso, no interior e nos arredores da biblioteca:
- modere o tom de voz;
- evite aglomerações e barulhos excessivos, que prejudicam o ambiente de leitura e pesquisa;
- coloque o celular no silencioso e não atenda ligações no interior das bibliotecas;
- desligue outros aparelhos sonoros.
Por questão de higiene e para melhor conservação do acervo e de equipamentos, nas dependências das bibliotecas não é permitido:
- entrar com lanches e bebidas;
- fumar.
Pastas, sacolas, bolsas e outros objetos pessoais desnecessários ao estudo devem ser depositados no guarda-volumes. Os armários do guarda-volumes só podem ser utilizados no período em que o usuário estiver presente na biblioteca.
Evite multas e transtornos a outros usuários: devolva o material emprestado no prazo determinado.
Ajude a preservar o acervo do Sisbib:
- Tenha as mãos limpas ao manusear livros.
- Nunca retire um livro da estante puxando-o pela parte superior da lombada. O correto é empurrar os volumes laterais e retirar o desejado pelo meio da lombada.
- Nunca umedeça os dedos com saliva ou qualquer outro líquido para virar as páginas de um livro. O ideal é virar a página pela parte superior da folha.
- Nunca apoie os cotovelos sobre os livros durante a leitura, nem coloque objetos sobre livros abertos. Esse procedimento acarreta uma pressão nas costuras dos cadernos e nas lombadas, danificando a encadernação.
- Nunca apoie os livros em superfícies sujas e irregulares.
- Nunca fume quando estiver manuseando um livro. A fumaça do cigarro e as cinzas provocam manchas e o amarelamento das páginas, além de impregnar o material com um odor desagradável.
- Nunca coloque obras dentro de outras obras.
- Nunca risque os livros, nem mesmo a lápis. As suas anotações e os seus grifos podem não ter importância para outros leitores e prejudicam a leitura alheia devido à poluição visual que provocam.
- Nunca retire páginas dos volumes. Ao rasgar ou arrancar folhas você estará mutilando informações que podem ser únicas e insubstituíveis, além de estar danificando um patrimônio público, que é de uso de todos.
- Evite comer e beber ao manusear livros e mantenha as obras longe de alimentos. Essas substâncias causam danos irreversíveis aos materiais.
- Proteja os livros da chuva acondicionando-os em sacolas plásticas.
- Nunca deixe os livros expostos ao sol, pois os raios solares e o calor descolorem os pigmentos e oxidam o papel.
- Nunca dobre as folhas nem utilize papéis autocolantes e objetos metálicos como clipes, grampos e alfinetes para marcar páginas. Prefira marcadores convencionais.
- Se for fazer cópias de páginas, solicite cuidado ao operador da copiadora.
Lembre-se: o livro é para sua consulta hoje e futuramente, e também de todos os demais usuários da biblioteca. Cuide agora para ter sempre!
Redes Sociais