Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (Gepessfep)
Criação: 2008.
O grupo objetiva essencialmente: a) articular a formação e o exercício profissional do Assistente Social para fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social através de produções científicas; b) viabilizar o desenvolvimento de pesquisas para o aprimoramento do debate sobre o Serviço Social no âmbito da formação e do exercício profissional diante da direção social estratégica e hegemônica da profissão.
Docentes responsáveis: Prof.a Dr.a Célia Maria Grandini Albiero (líder), Prof.a Dr.a Giselli de Almeida Tamarozzi (vice-líder).
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos
Criação: 2009.
O núcleo tem por objetivo desenvolver pesquisas e extensão sobre a dinâmica da violência com base nas hierarquias sexuais e de gênero, promovendo a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos numa perspectiva laica e democrática.
Docente responsável: Prof. Dr. João Nunes da Silva.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Estado, Política Social e Serviço Social (Geposs)
Criação: 2011.
Tem por objetivos: a) desenvolver pesquisas e extensão no âmbito da UFT, garantindo o caráter interdisciplinar na produção e divulgação de saberes no campo das políticas sociais e da cidadania; b) estimular a participação e publicações de docentes, discentes e supervisores de estágio em eventos de caráter técnico e acadêmico no intuito de socializar resultados de pesquisas e sistematizações realizadas no âmbito das políticas sociais, do serviço social e dos direitos sociais; c) promover a integração de pesquisas e pesquisadores sobre o tema; d) estabelecer aproximação entre a prática de pesquisa e o debate teórico da política social concernente ao contexto regional.
Docentes responsáveis: Profª Dr.ª Vanda Michelli Burginski (líder); Profª Dr.ª Maria Helena Cariaga (vice-líder); Prof. Ms. Raí Vieira Soares e Profª Dr.ª Rosemary Negreiros Araújo.
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Canal no Youtube: https://www.youtube.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética e Área Sociojurídica (Gepe–ASJ)
Criação: 2013.
O grupo tem por objetivos: a) fortalecer a pesquisa na UFT, no estado do Tocantins e no Brasil, sobre a ética e o Serviço Social na dimensão sociojurídica; b) produção do conhecimento a partir de pesquisas e publicações sobre a área sociojuridica; c) colaborar com a produção de quadros profissionais qualificado no debate sobre o sociojurídico e o Serviço Social e d) fortalecer a extensão na UFT e no estado do Tocantins considerando a área sociojurídica.
Docente responsável: Prof. Dr André Augusto da Silva (líder)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Proteção Social e Famílias (Geppsfam)
Criação: 2015.
O Grupo tem por objetivos: a) desenvolver Pesquisas e Extensão que fomente as discussões no âmbito da Proteção Social e Famílias; b) fomentar rede de pesquisas sobre temas pertinentes ao Serviço Social, Proteção Social e Famílias e c) corroborar com o posicionamento da profissão em Serviço Social, defendendo as políticas de proteção social e sua gestão democrática e do debate de várias formas e ser e estar em família.
Docente responsável: Prof.a Dr.a Rosemeire dos Santos (líder).
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Práxis e Questão Social (GepMarx)
Criação: 2014.
A partir dos pressupostos do materialismo histórico-dialético, o grupo objetiva desenvolver estudos e pesquisas sobre mundo do trabalho e práxis, compreendendo que são categorias articuladas as multifacetadas expressões da "questão social" - resultantes da contradição capital/trabalho - no contexto da interrelação Estado e sociedade civil. O enfoque consiste em estudar essas categorias no processo histórico de gênese e desenvolvimento da sociedade capitalista, considerando suas tendências de superação no horizonte da emancipação humana.
Docentes responsáveis: Mariléa Borges de Lima Salvador (lider) e Raquel Sabará (vice-líder).
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais