Internacionalização
O PPG-PV tem investido no processo de internacionalização desde a sua criação, mesmo antes da aprovação do Doutorado.
Atualmente o programa possui diversos convênios internacionais com projetos financiados pelo CNPq e CAPES. Dentre os quais destacamos o convênio com a University of Amsterdam, The Netherland, que foi inicialmente financiado pelo projeto CAPES/NUFFIC - UFV/UvA/UFT - Cooperação Internacional aprovado na Chamada DRI/CGCI (CAPES/NUFFIC) nº 006/2009. Diversos alunos do programa já concluíram suas dissertações e teses no âmbito deste convênio. Atualmente o Prof. Dr. Arne Janssen da University of Amsterdam é o representante daquela universidade junto ao programa e realiza anualmente missões de docência e pesquisa junto ao PPG-PV. Visite.
Outro importante convênio internacional que o programa possui foi iniciado em 2013 com a Universidade de Aveiro, Portugal, e foi inicialmente financiado por dois projetos aprovados nas Chamadas - PVE-CAPES- MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs Nº 71/2013 e Nº 09/2014. Diversos alunos do PPG-PV já realizaram o doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro e Alunos desta universidade realizaram o doutorado sanduíche junto ao PPG-PV, tendo suas teses realizadas sob a co-orientação de professores da Universidade de Aveiro e do PPG-PV, respectivamente. O representante da Universidade de Aveiro junto ao PPG-PV é o professor catedrático Amadeu M.V.M. Soares, que também é docente permanente junto ao PPG-PV. Visite
O Programa de Pós-Graduação visa ainda reforçar uma nova colaboração institucional com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, através de uma colaboração activa com Carlos Gravato (Professor Auxiliar do Departamento de Biologia Animal e chefe de equipa do grupo HuEL - Humanos e Meio Ambiente) mostrado com a publicação de vários artigos nos últimos anos. Além disso, Carlos Gravato vai acolher e co-orientar alunos da Pós-Graduação do Programa em Portugal. O intercâmbio de competências técnicas Brasil / Portugal se dará por meio da organização de Cursos Avançados no Brasil com o objetivo de desenvolver o uso de ferramentas bioquímicas e moleculares por pesquisadores brasileiros. (www.cesam.ua.pt/gravatoc).
Recentemente, o PPG-PV aprovou um projeto no Edital Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia n. 21/2018. Este projeto encontra-se em vigência e dentre as diversas ações de intercâmbio científico prevista no projeto, destacamos as bolsas de doutorado sanduíche no exterior e professor visitante no exterior. Ao longo dos próximos 05 anos o programa diversos alunos e professores do PPG-PV irão realizar intercâmbio científico em instituições internacionais com bolsas financiadas pelo respectivo projeto.
No primeiro ano de execução do projeto a estudante de Doutorado do PPG em Produção Vegetal da UFT, Poliana Silvestre Pereira, iniciou no dia 16 de setembro de 2019, o período “sanduíche” do seu Doutorado junto ao Departamento de Entomologia do Instituto de Agricultura e Recursos Naturais da University of Nebraska - Lincoln-USA, onde permaneceu por um período de 1 ano. A University of Nebraska em Lincoln-USA é uma instituição educacional de estrutura internacional e abrange nove faculdades. O Departamento de Entomologia do Instituto de Agricultura e Recursos Naturais possui vários laboratórios, dentre eles o laboratório Entomologia de Agroecossistemas, que é coordenado pela professora Dra. Julie A. Peterson. Neste laboratório, são realizadas pesquisas que abordam a ecologia e o manejo de pragas agrícolas, com ênfase em aplicações práticas para o manejo integrado de pragas em lavouras comerciais. No período em que permaneceu nos Estados Unidos, Poliana desenvolveu trabalhos relacionados à distribuição sazonal e geográfica de pragas mediante às mudanças climáticas. O desenvolvimento deste trabalho inclui modelagem, que é uma técnica capaz de indicar os locais de ocorrência de pragas, gerando mapas de distribuição sob diferentes cenários como o das mudanças climáticas. Visite.
Além da Poliana, temos a previsão de outros alunos de Doutorado do programa ingressarem em intercâmbios internacionais nos próximos anos, não somente para os Estados Unidos, mas também em países da Europa e Oceania, os quais já têm convênios firmados por meio do Projeto PROCAD AMAZÔNIA (University of Adelaide através do pesquisador Dr. Katja Hogendoorn, DOKKYO MEDICAL UNIVERSITY, Department of Tropical Medicine and Parasitology, através do pesquisador Dr. Marcello Otake Sato, UNIVERSITY OF MINNESOTA, através do pesquisador Dr. Robert Koch, etc).
Com a experiência internacional adensada na pós-graduação e consequente produção de conhecimento e de formação de recursos humanos de nível internacional, almejamos ingressar em um padrão onde as fronteiras inexistem, prevalecendo somente a excelência acadêmica. Assim, espera-se como resultado do incremento das iniciativas propostas, consolidar a mobilidade internacional docente e discente nas duas direções, contribuindo de forma decisiva e positiva para a consolidação de um ambiente acadêmico internacional e consequentemente para a qualidade do nosso programa e excelência de recursos humanos formados.
Redes Sociais