A Construção da Linguagem permeada pelo Uso das Tecnologias Tangíveis
Coordenador: Prof. Dr. Ruhena Kelber Abrão Ferreira
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2017
Resumo:
Esse projeto pretende analisar o impacto das Novas Tecnologias nas situações didáticas cotidianas; Identificar as diferenças nos processos de coordenação motora fina para aquisição da escrita entre as versões tangíveis e convencionais; Estabelecer relações entre a aquisição da leitura em textos convencionais e aqueles em hipertextos. Analisar a forma como está sendo trabalhada a alfabetização científica na formação continuada dos professores. De acordo com o exposto, este projeto justifica-se a partir da necessidade emergente de estudos como Brasil (2012) cujo foco é a necessidade de que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao término de seus oito anos de idade. A elevação da qualidade da Educação Básica brasileira demanda investimentos com vistas à ampliação da qualidade dos processos de alfabetização, no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, das crianças e jovens que cursam o Ensino Fundamental. Tendo em vista o problema supracitado, as hipóteses apresentadas a respeito das interfaces tangíveis voltadas à educação assumem duas categorias: a exploratória, na qual os sujeitos encontram-se focados unicamente em como o mecanismo funciona, isto é, exploram o equipamento que estão manuseando sem pensar sobre ou como se utiliza, e a categoria expressiva, na qual o indivíduo cria representações externas àquele objeto, interagindo com ele, mas pensando não sobre ele, mas com ele, pois, para compreender, pouco a pouco a criança passa a realizar agrupamentos mentais, expressando seus pensamentos e ideias.
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