Práticas de Letramento Acadêmico-Científicas: a constituição dos discursos escritos
Coordenadora: Ângela Francine Fuza
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2013
Resumo: Neste projeto de pesquisa, objetiva-se compreender como se constituem os discursos escritos nas práticas de letramento acadêmico-científicas, a partir de artigos publicados em revistas científicas brasileiras, das diferentes áreas do conhecimento, de acordo com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq): Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes, assim como por meio de tantos outros instrumentos usados para auxiliar na compreensão dos discursos, como as normas das agências e órgãos governamentais do Ensino Superior, as normas de submissão e de avaliação presentes nos periódicos etc., visando a contribuir para o entendimento da caracterização dessa escrita nesse contexto. O entendimento da escrita acadêmica como unidade, não considerando as práticas acadêmico-científicas de letramento envolvidas no processo de constituição do discurso, assim como a comunidade acadêmica de escrita, é a problemática que desencadeia a realização desta pesquisa. Apresenta como fundamentos as discussões recentes sobre o letramento acadêmico, feitas por estudiosos dos Novos Estudos do Letramento, e a teoria da Análise Dialógica do Discurso, respaldada em Bakhtin e seu Círculo, segundo os princípios teóricos da Linguística Aplicada. Sendo assim, a abordagem metodológica tem caráter qualitativo-interpretativista, de base documental, pautada em uma perspectiva dialógica da linguagem, considerando-se também, como suporte central, os Estudos do Letramento. Dessa forma, a tese central desta pesquisa é: se a escrita acadêmica for concebida com base nos múltiplos letramentos, as noções de escrita e de ciência únicas, como formas de padronização, poderão ser repensadas, desmistificando a ideia de que todos os participantes das comunidades acadêmicas escrevem da mesma forma, desconsiderando o contexto que os circundam (Propesq- PN4#006/2013).
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