Nomes de Lugares: uma proposta de estudo aplicada ao ensino
Coordenadora: Profa. Dra. Karyleilla dos Santos Andrade
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2013
Resumo:
O objetivo geral deste projeto é investigar o estudo da toponímia aplicado ao contexto do ensino de Geografia e História, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Pretendemos, inicialmente, identificar de que forma os nomes de lugares/topônimos são apresentados nos livros didáticos de Geografia e História do ensino fundamental. Após esse levantamento, investigaremos as concepções do status da interdisciplinaridade nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Curriculares em âmbito nacional e estadual e nos livros didáticos de Geografia e História do ensino fundamental, adotados nas escolas públicas do estado, no que se refere ao estudo dos nomes de lugares. Esta pesquisa está situada também no campo de estudo sobre formação continuada e inicial de professores de História Geografia do ensino fundamental. Dentre as contribuições almejadas com esta pesquisa, destacamos o fortalecimento das pesquisas na perspectiva interdisciplinar cujo alcance aqui vai além da Licenciatura em Letras, podendo auxiliar também outras licenciaturas. A ideia de um estudo toponímico mais pedagógico é recente, o que ressalta ainda mais o caráter e o viés inovador/criativo da proposta. Entendemos que o conceito de inovação, no contexto da educação, não necessariamente está vinculado à criação de algo novo, novidade, coisa que não foi pensada ainda. Inovar significa embrenhar-se em determinado meio algo que já foi idealizado, descoberto, criado anteriormente. Para este estudo, com foco na educação, compreendemos inovação no sentido de reinventar, redescobrir, recriar algo que já foi imaginado ou pensado antes, mas que, agora, passa por um processo de tradução, de decodificação da novidade pura em novidade aceitável, passível de ser aplicada, com o objetivo de melhorar aquilo que existe, de introduzir em dado contexto um aperfeiçoamento, um melhor saber, um melhor fazer e um melhor ser. (MITRULIS, 2002). É neste contexto que estamos lidando com a ideia de inovação pedagógica vinculada ao estudo toponímico aplicado ao ensino de Geografia e História. Os estudos toponímicos, dentro do alcance interdisciplinar de seu objeto de estudo, constituem um caminho possível para o conhecimento do modus vivendi das comunidades linguísticas, que ocupam ou ocuparam um determinado espaço. Quando um indivíduo ou comunidade linguística atribui um nome a um acidente humano ou físico, revelam-se aí tendências sociais, políticas, religiosas, culturais. Os estudos realizados até o presente momento são pautados em um arcabouço teórico-metodológico para a elaboração, sobretudo, do Atlas Toponímico do Brasil. As peculiaridades do estudo de nomes de lugares são a investigação pela etimologia, origem, história, memória, os elementos motivadores na criação do nome, fontes históricas, o caráter semântico da palavra e suas transformações linguísticas. Portanto, pensar o estudo toponímico é pensar de forma interdisciplinar. É pensar que os fios, no ato da nomeação de um determinado lugar, estão imbricados e relacionados a vários fatores. Mas como seria pensar a toponímia no contexto do ensino de Geografia e História? Um nome de lugar não é simplesmente um nome qualquer. Todo nome de lugar resguarda um motivo, uma história, traços culturais, históricos e linguísticos, uma motivação toponímica. Conhecer aspectos socioculturais, geomorfológicos, psicológicos e linguísticos faz parte do estudo do topônimo.
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