Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Docentes

 

 

Nome

Lattes

E-mail

Área de interesse

Alessandra Cristina Rigonato

 http://lattes.cnpq.br/6322195673368579 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ensino de Literaturas em língua inglesa. Literatura Comparada. Teatro e ensino. Literatura e trauma cultural

Ana Claudia Castiglioni​

 http://lattes.cnpq.br/5000874598736048 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lexicografia e ensino. Toponímia e ensino de língua. Terminologia em interface com o ensino. Dicionário escolar 

Ana Crélia Penha Dias

 http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 

 

Estudos de literatura infantil e juvenil em língua portuguesa; Literatura e educação literária: caminhos de formação; A formação de professores de literatura: da educação básica ao ensino superior. Estudos críticos de literatura brasileira.

Andrea Martins Lameirão Mateus

 http://lattes.cnpq.br/2879868233752204 

 

Estética e recepção da literatura e das artes. Relação entre o aprendizado técnico da escrita criativa e a fruição artístico-literária. Desenvolvimento de atividades e projetos de escrita criativa em contextos de ensino. Problematizações do ensino de escrita ficcional na sala de aula de língua estrangeira. Uso de softwares em escrita criativa

Ângela Francine Fuza

 http://lattes.cnpq.br/9621843478275996 

 

Práticas de linguagem (leitura, escrita e análise linguística) em situação de ensino e aprendizagem, à luz da perspectiva sócio-histórica e dialógica de língua e linguagem. Formação do professor de língua materna pelo viés dos estudos dialógicos do Círculo de Bakhtin.

Carlos Borges da Silva Júnior

 http://lattes.cnpq.br/5845026382218987 

 

Gêneros do discurso no contexto de ensino aprendizagem (Gêneros jornalístico-midiáticos, e outros); Práticas discursivas e relações de poder em Língua e Literatura; Análise Crítica do Discurso; Letramento e Discurso; Texto e Escola (Leitura, Oralidade, Produção de textos e Análise Linguística/semiótica); Poder e identidade; Linguagem, Literatura e Escola: práticas de empoderamento social; Linguagem, Cultura e diferença; Ideologia e Mídia; Documentos Oficiais e BNCC no contexto de ensino de língua e literaturas vernáculas.

Carlos Roberto Ludwig

 http://lattes.cnpq.br/5920210250667780 

 

Literaturas de língua inglesa. Estudos de Língua Brasileira de Sinais, cultura e educação de surdos. Estudos de tradução e ensino. Ensino de Literatura. Ensino de Literatura, outras linguagens e adaptação.

César Alessandro Sagrillo Figueiredo

 http://lattes.cnpq.br/2127722292747646 

 

Regimes autoritários na literatura latino-americana e ensino; Literatura do testemunho: memória e ensino; Literatura, história e ensino

Cícero da Silva

 http://lattes.cnpq.br/5585665868293431 

 

Letramentos. Gêneros do discurso. Material didático. Práticas pedagógicas em Educação no Campo.

Dernival Venâncio Ramos Júnior

 http://lattes.cnpq.br/9941464654933458 

 

Ensino de língua e literatura na formação da comunidade nacional: Brasil, África e Caribe. Histórias de vida e formação de professores: discurso, identidade e memória. Escrita criativa.

Edilaine Buin Barbosa

 http://lattes.cnpq.br/5566353304529422 

 

Questões de ensino e multilinguismo. Estudos da Aquisição da Escrita. Letramentos e processos de inclusão.

Eliane Cristina Testa

 http://lattes.cnpq.br/1380068536161923 

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Poesia e Ensino. Poéticas Contemporâneas (ensino de literatura nas perspectivas das poéticas contemporâneas com ênfase na literatura e outras artes; nas abordagens interdisciplinares e no ensino de diferentes linguagens). Escola e leitura (com foco na formação dos sujeitos leitores). Letramento Literário (com ênfase no ensino de poesia e formação do leitor).  Escrita criativa e Ensino.

Elisa Borges Alcântara Alencar

 http://lattes.cnpq.br/7565497834655581 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Formação de professores de línguas, Letramento crítico e ensino de línguas, inglês como língua franca, ingleses mundiais, estudos decoloniais, abordagens críticas para o ensino de línguas, educação linguística, globalização, ensino/aprendizagem de línguas.

Elizabete Barros de Sousa Lima

 http://lattes.cnpq.br/8558058216142715 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Literatura, mídias e outras artes. Literatura e Cultura. Literatura e decolonialidade. Literatura e ensino. Literatura e filosofia.

Francisco Edviges Albuquerque

 http://lattes.cnpq.br/3112349741157945 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Educação indígena. Formação do professor de língua materna indígena. Práticas de leitura, escrita e análise linguística em contextos de formação de professores indígenas e não-indígenas. Letramento e alfabetização de grupos minoritários. Aquisição de linguagem. Bilinguismo e aquisição de segunda língua. Educação escolar bilíngue e intercultural

Francisco Neto Pereira Pinto

 http://lattes.cnpq.br/4163741997960101 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Literatura, psicanálise e ensino. Formação de leitor literário. Leitura e subjetividade

Janete Silva dos Santos

 http://lattes.cnpq.br/6646327752668783 

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Discurso e formação inicial e continuada de professores. Discurso e ensino de gramática na educação básica. Práticas escolares de linguagem em material didático. Autoria em textos escolares e acadêmicos. Discursos sobre aulas remotas de língua portuguesa e gêneros digitais na pandemia de Covid-19.

João de Deus Leite

 http://lattes.cnpq.br/8799618505666633 

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ensino e aprendizagem de línguas, arquivo e discurso. Discurso e Sujeito: possibilidades e limites na reflexão sobre ensino e aprendizagem

Karylleila dos Santos Andrade

 http://lattes.cnpq.br/8224727509470953 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lexicologia e lexicografia; Estudos do léxico e Ensino. Onomástica, toponímia e interdisciplinaridade;  Etnolinguística e Etnotoponímia com foco em populações tradicionais.

Lúcia Maria de Assis

 http://lattes.cnpq.br/8169985059176655 

 

Oralidade, escrita e ensino. Retextualizaçao de gêneros escritos e orais. Oralidade e escrita na literatura.  Análise de textos orais. Linguística Textual.

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/2236589044106079    Ensino de língua na perspectiva diacrônica. Análise e produção de material didático. Linguagem, memória e sentido em contextos de formação. Latim e ensino de língua portuguesa.
Luiza Helena Oliveira da Silva http://lattes.cnpq.br/5064863441344644    Semiótica discursiva e ensino de leitura. Semiótica e formação do leitor literário. Relações intersubjetivas em contextos de ensino. Narrativa e memória de professores. Multimodalidade/sincretismo e ensino.
Márcio Araújo de Melo http://lattes.cnpq.br/8573022714268801     Ensino e formação de professores de literatura de língua portuguesa (luso-afro-brasileira). Escolarização da literatura. História da disciplina Literatura. Políticas públicas de leitura. Letramento literário.
Maria José de Pinho http://lattes.cnpq.br/7113857811427432     Práticas pedagógicas do professor de língua e literatura. Criatividade; Teoria da Complexidade; Saberes docentes. Políticas educacionais para o ensino e formação do professor.
Raimundo Nonato de Pádua Câncio http://lattes.cnpq.br/3719416176703621     Linguagem, identidade e decolonialidade. Discurso e poder. Análise de Discurso Crítica (ADC). Educação Linguística e Decolonialidade. Educação Escolar Indígena. Formação do professor de língua portuguesa: contextos indígenas e não-indígenas. Educação escolar bilíngue e interculturalidade crítica. Territórios, espaços fronteiriços e práticas translíngues.
Selma Maria Abdalla Dias Barbosa http://lattes.cnpq.br/3885079112744847     Discurso, identidade, crenças e emoções na/e formação de professores. Desafios e perspectivas no processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais.
Valéria da Silva Medeiros http://lattes.cnpq.br/1398884199872018   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   Ensino de Teoria literária e literatura. Ensino de literaturas de língua inglesa. Políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca. Literatura popular e ensino (ênfase em romance policial, cordel e conto maravilhoso). Políticas para o livro, a leitura e a biblioteca. Educação prisional: literatura, gênero e remissão pela leitura. Literatura da natureza e ecoficção na escola.
Vilma Nunes da Silva Fonseca http://lattes.cnpq.br/4953966611442701   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Linguística Sistêmico-Funcional aplicada aos estudos do texto e do discurso em contextos diversos. Análise do texto multimodal a partir da semiótica social. Estudos que versam sobre a avaliação na linguagem (Avaliatividade). Ensino de língua portuguesa em perspectiva funcionalista com ênfase nas práticas de linguagem (oralidade, leitura e escrita), na análise semântico-discursiva e na descrição linguística. Leitura e produção textual na abordagem sociossemiótica da Pedagogia de gêneros da Escola de Sydney.
Wagner Rodrigues Silva http://lattes.cnpq.br/6702374101936937   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Estudos do Letramento. Estudos da alfabetização. Educação científica. Ensino de língua materna: materiais didáticos, diretrizes curriculares e formação de professores.
Walace Rodrigues http://lattes.cnpq.br/5195497710570480   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Aspectos pedagógicos no ensino de literatura. Estudos culturais e literatura. História da arte e literatura. Antropologia da arte e ensino de literatura. 

 

 

 

Fim do conteúdo da página