Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eixos de Atuação

Banco de Dados

  • Área de ensino, pesquisa e extensão que realiza estudos relacionados às estruturas de armazenamento e recuperação de registros de dados, caracterizados por conjuntos de arquivos relacionados entre si com registros observações realizadas em um domínio representado pelo banco de dados. Nesse sentido, são temas dessa área de atuação os modelos de dados, gerenciamento de transações, controle de concorrência, técnicas de bloqueio, segurança de banco de dados e aplicações.

 

Big Data

  • Área de ensino, pesquisa e extensão que estuda técnicas, métodos e ferramentas aplicadas no tratamento, análise e obtenção de informações a partir de grandes conjuntos de dados cujo volume de dados inviabiliza a realização das análises por sistemas tradicionais. São características dessa área de pesquisa o volume dos dados, relacionado a grande quantidade de dados gerados; a variedade, a partir de fontes de dados variadas, aumentando a complexidade das análises; velocidade, que devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias; veracidade, quanto a qualidade dos dados; e o valor, que identifica a informação útil a partir dos dados. 

 

Ciência de Dados

  • Área interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão que inclui computação, estatística, matemática dentre outras aplicadas ao estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de variáveis para o processo de tomada de decisão. São temas dessa área a arquitetura, gestão, governança, modelagem e segurança dos dados.

 

Data Warehouse

  • Área de ensino, pesquisa e extensão que estuda o fluxo de informações extraídas, transformadas e carregadas em armazéns de dados, utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada para a geração de relatórios, a partir de grandes volumes de dados para a obtenção de informações estratégicas para o processo de tomada de decisão. São temas dessa área o estudo do armazenamento, modelagem multidimensional e metadados, assim como os métodos, técnicas e ferramentas de exploração e visualização de dados utilizando o processamento analítico em tempo real (Online Analytical Processing OLAP) a partir dos dados obtidos dos sistemas de processamento transacional em tempo real (Online Transactional Processing).

 

Engenharia de Software

  • Área de ensino, pesquisa e extensão voltada para à especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos buscando a organização, produtividade e qualidade no processo de desenvolvimento de sistemas computacionais. A área de engenharia de software incorpora as tecnologias e práticas que englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões de projeto de software, processo de software e qualidade de software. A área de engenharia de software desenvolve mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema computacional de qualidade e que atenda às necessidades do requisitante da solução de software.

 

Internet das Coisas (IoT)

  • Área de ensino, pesquisa e extensão que atua na interconexão de digital de objetos com a internet por meio da coleta e transmissão de dados por meio da conexão avançada de dispositivos, de sistemas e de serviços abrangendo uma ampla variedade de protocolos, domínios e aplicações. São temas de estudo da área as questões de comunicação entre sistemas, principalmente em termos de protocolos e as questões relacionadas com a privacidade e segurança dos dados.

 

Mineração de Dados

  • Área de ensino, pesquisa e extensão que estuda o conjunto de ferramentas e técnicas de algoritmos de aprendizagem de máquina capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões e relações nos dados para fins de descoberta de conhecimento. São abordados os estudos de tarefas e técnicas de mineração de dados com vistas a análise de associações, agrupamentos, classificação,descrição, sequência, predição e a partir de hipóteses, regras, árvores de decisão, grafos e/ou dendrogramas aplicados no processo de descoberta do conhecimento e suas etapas de pré-processamento, processamento da mineração de dados e pós-processamento.

 

Sistemas de Informação Geográfica

  • Área de ensino, pesquisa e extensão que estuda os sistemas de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos ocorridos nele, aplicando programas computacionais, para a integração dos dados, equipamentos e pessoas com objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido.
Fim do conteúdo da página