Palmas: Inaugurados o Centro de Pesquisa em Agroenergia e prédio da Prefeitura Universitária
Finalizando as inaugurações programadas para esta semana na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na última quinta-feira (16), foram inaugurados no Câmpus da Palmas o Centro de Pesquisas em Agroenergia, e o novo prédio da Prefeitura Universitária, onde também funcionará a Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap). Para a inauguração estiveram presentes o reitor Márcio Silveira, em seu último dia de gestão, a vice-reitora, Isabel Auler, o superintendente de desenvolvimento científico e tecnológico, George Brito, o prefeito universitário, Erick Collicchio e a coordenadora do programa de pós-graduação em agroenergia, Flávia Tonani.
Em seu discurso, Márcio Silveira discorreu sobre a dificuldade da criação do curso de pós-graduação, cujo planejamento começou a oito anos atrás com a proposta que surgiu primeiramente na UFT. "Naquela época era um conjunto de laboratórios precários e um conjunto de professores com muita vontade, essa foi a combinação que deu certo", conta o reitor.
O Centro de Pesquisa, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e com parceria do Governo do Estado do Tocantins abria todos os setores administrativos do programa de pós-graduação em agroenergia, além de dois laboratórios multiusuários, dois auditórios, salas de aula e um laboratório de informática.
"Quando se pensou em uma prefeitura universitária, buscamos todos os modelos possíveis, discutimos muito com todos, mas o mais importante foi ter constituído uma equipe disposta a criar essa obra que é feita de pessoas, de potencial humano e intelectual", comentou, sobre a nova sede da prefeitura universitária, a professora Isabel Auler, até então vice-reitora, mas que assumirá como reitora da Universidade Federal do Tocantins. "É o espaço que propicia todo esse acolhimento e tudo que a comunidade almeja como espaço para o ensino, pesquisa e extensão", completa.
Redes Sociais