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Relações entre as Crenças de Autoeficácia Docente e os Conhecimentos de Licenciandos em Matemática no contexto do Estágio Curricular Supervisionado
Coordenação
Profª Ma Janete Aparecida Klein
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Sobre o Projeto
A investigação se insere no âmbito da formação inicial do professor de matemática, com objetivo de descrever e analisar relações entre as crenças de autoeficácia de licenciandos em matemática e os conhecimentos pedagógicos, no contexto de estágio supervisionado. O quadro teórico integra o constructo da autoeficácia fundamentada na Teoria Social Cognitiva (TSC), com enfoque para o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). A pesquisa é do tipo exploratória cujo desenho metodológico é de natureza mista e sequencial organizada em duas etapas: 1) elaboração e aplicação de um questionário de caracterização; elaboração, aplicação e validação de uma Escala constituída por duas subescalas, uma de crenças de autoeficácia docente em relação aos conhecimentos pedagógicos e outra das fontes que as constituem, ambos elaborados com recurso do Google form; 2) análise de conteúdo de atividades práticas docentes em matemática, no contexto do estágio supervisionado. Participaram 104 licenciandos de cursos de Licenciatura em Matemática matriculados em uma das disciplinas de estágio, de seis universidades públicas brasileiras que responderam ao questionário e escalas on-line, de modo remoto. No tratamento estatístico de validação das escalas, o Alfa de Cronbach testou confiabilidade da Escala de Crenças, com α=0,92 e das Fontes das Crenças, α=0,862. A análise fatorial indicou evidências de validade fatorial e consistência interna das duas escalas. O coeficiente de Pearson revelou correlação positiva fraca das crenças de autoeficácia com as experiências matemáticas escolares e preparação para o estágio no Ensino Médio e, negativa fraca com o nível de ensino de menos confiança para ensinar. As fontes das crenças mostraram correlação negativa fraca com o preparo para o estágio de regência no Ensino Médio e, positiva fraca com preparo para a regência no Ensino Fundamental e com a importância do estágio para a formação do professor. Os resultados trás indicação de tendência positiva às crenças de autoeficácia docente dos licenciandos e fontes das crenças em relação à prática docente em matemática.
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